Plantas medicinais para emagrecer

por | jun 10, 2014 | Saúde

A natureza pode ser uma excelente aliada para cuidar da saúde e para ficar de bem com a balança. Isso porque existem uma série de plantas repletas de propriedades medicinais valiosas para o bem-estar do corpo e da mente. Para quem quer perder peso, algumas ervas são ainda mais úteis e podem ter um papel de destaque para combater os quilinhos extras. Confira algumas das principais plantas medicinais que ajudam a emagrecer.

Carqueja

A carqueja é uma erva que conta com efeito termogênico. Essa propriedade acelera o metabolismo e, por consequência, a queima de gorduras. Além disso, o chá feito com a planta também é diurético e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Em excesso, esse chá pode sobrecarregar o organismo, por isso, o consumo deve ser de, no máximo, 200ml por dia. A bebida é vetada para mulheres grávidas, pois pode prejudicar a produção de leite.

Pholia magra

A pholia magra é uma das plantas medicinais brasileiras, que ficou famosa justamente por suas propriedades emagrecedoras, e pode ser encontrada em cápsulas, em pó, desidratada ou para preparação de chá. A planta, rica em substâncias antioxidantes, é útil para diminuir o apetite. Além disso, ela acelera a queima de gordura abdominal e estimula o funcionamento do metabolismo. Para quem tem problemas como retenção de líquidos, as propriedades diuréticas da pholia também são úteis.

Hibisco

O efeito emagrecedor do hibisco também se deve à sua ação termogênica, capaz de acelerar o metabolismo e, assim, intensificar e acelerar a queima de gordura. Além disso, o hibisco é benéfico para facilitar o processo digestivo, regular o funcionamento do intestino e reduzir a retenção de líquido.

Cavalinha

Com forte ação diurética, a cavalinha é potente para diminuir o inchaço do corpo e ajudar na eliminação de toxinas. Além disso, a planta também ajuda a melhorar a digestão e prolongar a sensação de saciedade.

Alcachofra

A alcachofra está entre o grupo de alimentos ricos em fibras, que demoram mais tempo para serem digeridas pelo estômago e, assim, prolongam a sensação de saciedade. Além disso, essa planta contém substâncias que diminuem a absorção de moléculas de gordura pelas células e impede que compostos gordurosos caiam na corrente sanguínea. Além de ajudar a diminuir as gordurinhas, a planta é útil também para controlar o colesterol.

Camellia sinensis

 A Camellia sinensis está entre as plantas mais populares para perder peso. Isso porque ela é a matéria prima de chás conhecidos por seu poder emagrecedor, como o chá verde e o chá branco. Além desses, a planta produz uma espécie menos popular de chá, chamado de ban-chá, que, graças a sua ação termogênica, ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar o excesso de líquidos.

Leia também:
Chá verde x chá branco: qual é o melhor para emagrecer
C
arqueja ajuda na digestão
B
enefícios do chá de boldo