Pitanga é aliada no controle da pressão alta

por | abr 17, 2014 | Saúde

Combate a inflamações, febre, diarreia e diminuição dos níveis de triglicérides são alguns dos efeitos da pitanga, apontam pesquisas divulgadas pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. A fruta, nativa da floresta amazônica, pode ser ainda uma importante aliada para quem sofre com pressão alta.

Leia também:
4 frutas vermelhas que fazem bem para a saúde
Q
uais frutas ajudam a emagrecer?
R
emédios naturais para pressão alta

Os compostos voláteis tanto da fruta quanto de suas folhas, responsáveis também pelo aroma marcante, são capazes de acelerar a eliminação de sais mineiras, como o sódio, daí seu efeito de  diminuição natural da pressão.

Como consumir

Para aproveitar ao máximo os benefícios da pitanga, o ideal é consumir seu suco uma vez ao dia– até mais do que o chá. Se não for possível consumi-lo fresco, opte pelo suco de polpa congelada, que também conserva as propriedades da fruta.

Outra vantagem do suco é seu alto poder antioxidante (maior, inclusive, do que no chá). Rico em flavonoides, antocianinas e carotenoides, substâncias responsáveis também pela cor da fruta, são agentes poderosos contra a ação dos radicais livres e estimulam a renovação celular, retardando os sinais de envelhecimento precoce.

Restrição

Vale lembrar que o estímulo à eliminação de sais minerais em excesso pode ser um grande problema, isso porque pode provocar a perda de nutrientes importantes, como o potássio, o que pode prejudicar, por exemplo, a frequência cardíaca.