Pessoas que infartaram sentiram essas duas sensações um mês antes do problema

Aperto ou desconforto súbito no peito e dores no braço esquerdo são sintomas comuns de infarto, mas, ao contrário do que muita gente acredita, a condição nem sempre é caracterizada por incômodos imediatos e pode até apresentar sinais com bastante antecedência.

De acordo com um estudo publicado no periódico Annals of Internal Medicine, os sintomas do infarto podem aparecer até um mês antes do problema. A pesquisa foi feita com mais de 800 adultos com idade entre 35 e 65 anos.

Infarto: sintomas que podem aparecer um mês antes

ShutterStock

O levantamento descobriu que, entre metade dos participantes, os sintomas do ataque cardíaco surgiram até 30 dias antes de ocorrer o infarto em si. O principal sinal observado pelos estudiosos foi a característica dor no peito.

Outro sinal identificado que podia surgir um mês antes do infarto foi o de dispneia, uma alteração do ritmo respiratório que provoca falta de ar, especialmente entre as mulheres avaliadas na pesquisa.

Segundo os estudiosos, os sintomas que aparecem muito antes de ocorrer o infarto merecem atenção e não devem ser ignorados. Nestes casos, o ideal é não esperar e procurar um serviço médico assim que possível, principalmente se o problema piorar.

Saúde do coração