Peso da bolsa pode causar assimetria na coluna; veja como evitar

por | ago 19, 2014 | Saúde

Quando você sai de casa são muitos os itens que considera indispensável levar junto? Então saiba que carregar muito peso na bolsa pode causar danos e incômodos à coluna. Além de machucar as costas, esse hábito pode provocar assimetrias da coluna, do ombro e do quadril. “As assimetrias são compensações para equilibrar os dois lados do corpo, causando lesões musculares e articulares. Isso pode trazer danos aos pés, joelhos, quadris, ombros e até mesmo ao pescoço”, explica o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC).

Leia também:
Postura da cobra alivia dor nas costas
C
omo evitar dores na coluna: estresse e vida agitada são vilões
E
xercícios para dor na coluna que você pode fazer no trabalho

Além disso, segundo o especialista, essa compensação interna da coluna pode provocar, além de dores pontuais, doenças mais difíceis de serem tratadas. “Entre os problemas mais frequentes estão a lombalgia e a cervicalgia, que podem evoluir para quadro mais graves e resultar em desgaste dos discos intervertebrados. Esse processo é denominado de discopatia degenerativa”, pontua.

Como evitar danos à coluna

O principal conselho para evitar dores causadas pelo peso da bolsa é, claro, diminuir a quantidade de itens. “Deixe alguns objetos que costuma utilizar diariamente em um armário no trabalho ou em uma gaveta” sugere o fisioterapeuta. Entretanto, o Dr. Helder Montenegro lista também outras atitudes que vão ajudar evitar o problema. Confira

  • Alterne a bolsa entre os ombros regularmente, isso ajuda a melhorar o equilíbrio e sustentação;
     
  • Prefira as versões menores dos cosméticos para carregar consigo, que pesam menos e ainda ajuda a organizar melhor a bolsa;
     
  • Se precisar carregar agendas, cadernos e outros papeis, procure utilizar uma pasta de mão;
     
  • Dê preferência a bolsas com alças transversais – elas ajudam a distribuir melhor o peso;
     
  • Caso você já sinta dores nas costas ou nos omrs, consulte um especialista para avaliação das causas e tratamentos mais adequados.