Ter uma enxaqueca ocular pode ser uma experiência assustadora: entre seus sintomas, está a ausência temporária da visão. Pessoas que sofrem com isso relatam flashes de luzes, manchas escuras e padrões em zigue-zague, o que dificulta a percepção e representa uma perda parcial da vista. Pode vir com ou sem dor de cabeça.
O termo “enxaqueca ocular” é confuso, uma vez que pode ser usado para duas condições diferentes: enxaqueca com aura e enxaqueca retiniana, segundo a Mayo Clinic. A primeira se origina no cérebro e geralmente não é perigosa; a segunda, no olho, pode representar uma condição séria.
Enxaqueca ocular
Este tipo de enxaqueca pode ou não ser acompanhada pela dor de cabeça típica que associamos a essa condição. Geralmente não dura muito tempo: menos, por exemplo, do que a dor da enxaqueca normal, que pode durar até 72 horas.
A enxaqueca ocular dificulta a visão com luzes, pontos cegos ou sensação de ver estrelas. Algumas pessoas descrevem linhas em ziguezague; outras, imagens psicodélicas. Todos esses problemas desaparecem em um curto período: a duração normal de uma aura é de 10 a 30 minutos, embora possa durar até uma hora.
Seja acompanhada ou não de uma dor de cabeça, esse tipo de enxaqueca pode afetar outros sentidos, interferir na linguagem e nas habilidades motoras e mostrar sintomas relacionados ao sistema nervoso, como dormência nas extremidades.
A enxaqueca com aura sem dor de cabeça, também conhecida como enxaqueca silenciosa, origina-se no cérebro como resultado de uma irregularidade na atividade elétrica em certas regiões do córtex cerebral (a camada mais externa), de acordo com a Fundação Americana da Enxaqueca.
Esse desvio na atividade cerebral é difundido pelo córtex a uma taxa de 3 mm por minuto: essa é a causa do crescimento e do movimento da perturbação visual que caracteriza este tipo de enxaqueca.
Causas da enxaqueca ocular
Suas ocorrências podem ter origem genética, embora alguns outros fatores, externos e do organismo, também possam provocá-las.
Alterações hormonais
Enxaquecas de qualquer tipo têm sido relacionadas por estudos científicos com a produção de estrogênio, porque este hormônio controla as substâncias químicas do cérebro que afetam a sensação de dor.
Portanto, para mulheres que têm enxaquecas recorrentes, geralmente recomenda-se parar de usar pílulas e procurar outro método de contracepção. No entanto, o estrogênio também pode atingir níveis elevados no início da menstruação.
Cansaço físico
A enxaqueca também pode aparecer em decorrência de exaustão física, segundo o serviço de saúde britânico. Cansaço recorrente, insônia ou má qualidade do sono são gatilhos frequentes. Muitas pessoas não conseguem descansar bem devido a constantes mudanças no horário de trabalho, portanto, ter uma jornada fixa é o ideal para prevenir enxaquecas. Até mesmo o efeito jet-lag pode desencadeá-las.
Tensões no pescoço e nos ombros, além de má postura, também são possíveis causas. Se você faz um exercício extenuante sem estar acostumado, pode estar se expondo a este problema. Finalmente, o cansaço tende a estar associado a baixos níveis de açúcar, que estão relacionados ao aparecimento de enxaquecas.
Estado emocional
Estresse, ansiedade, ou tensão podem causar enxaquecas, assim como entusiasmo excessivo. A depressão também é um fator de risco.
Dieta
Para prevenir enxaquecas, evite pular refeições ou ter hábitos alimentares irregulares. É aconselhável beber água e comer muitas frutas e vegetais crus, pois o problema pode estar associado à desidratação.
Álcool e bebidas com cafeína devem ser evitados, em parte porque aumentam a desidratação, além de certos alimentos como frutas cítricas e chocolate (embora cada organismo seja diferente e possa ter gatilhos distintos).
Recomenda-se evitar alimentos que contenham tiramina, como carnes curadas ou defumadas, extratos de levedura, alimentos em conserva e alguns queijos, como cheddar e camembert.
Ambiente
Luzes brilhantes, sons altos e cheiros penetrantes estão ligados ao surgimento de enxaquecas. Fixar a visão por longos períodos de tempo em uma tela ou passar várias horas por dia em um ambiente forte de iluminação artificial, além de outros fatores que causam tensão excessiva nos olhos, pode aumentar o risco de ataques.
Mudanças súbitas de temperatura, naturais ou artificiais, também são possíveis causas, de acordo com a Healthline. Além do fato de fumar em si, um ambiente cheio de fumaça de tabaco ou gases poluentes aumenta o risco de enxaqueca.
Embora as enxaquecas oculares não precisem de tratamento, você deve consultar o médico se o problema for frequente ou se não identificar uma causa em particular.
Dúvidas sobre enxaqueca
- 5 motivos pelos quais você pode estar tendo enxaquecas
- Como diferenciar enxaqueca de dor de cabeça e AVC
- 7 sinais de enxaqueca que vão além da dor de cabeça
Original Author: Carina Giordano Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/carina-giordano
Original ID value: 216174
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/216174/perdida-de-vision-temporal-es-su-principal-sintoma-todo-sobre-la-migrana-ocular