Muito se fala sobre os benefícios das uvas, mas e as passas de uva, são saudáveis? Passas são consideradas uma das frutas desidratadas mais nutritivas no mundo, e estão entre os alimentos naturais mais recomendados pelos profissionais de saúde.
São ricas em minerais e em antioxidantes. Ajudam a manter o sangue limpo. Por outro lado, sendo fonte de glicose e frutose, fornecem muita energia, o que pode resultar em ganho de peso. É um dos alimentos prediletos de fisiculturistas e de atletas, por sua quantidade de aminoácidos, vitaminas e sais minerais – importantes para que o organismo absorva proteínas e nutrientes.
Passas auxiliam na redução de acidez estomacal, por sua quantidade de magnésio e potássio. Contêm Ácido oleanólico, um fitoquímico que desempenha papel crucial na proteção dos dentes contra cáries e sensibilidade dentária.
São excelentes para quem quer fortalecer a saúde dos olhos. Possui antioxidantes polifenólicos, fundamentais para combater a catarata, o enfraquecimento da visão e a degeneração macular. Também são ricas em beta-caroteno e Vitamina A, ambos importantes para manter a boa visão.
Outra propriedade das passas de uva é sua riqueza em boro. Este é um nutriente que ajuda o organismo a manter a absorção de cálcio, logo, são aliadas para combater a osteoporose, e de grande importância para manter as articulações saudáveis.
Uma característica interessante é que essas dão manutenção à libido masculina. Em sua composição está o aminoácido “ Arginina”, muito bom no tratamento para aqueles que têm problemas com a ereção.
Para suprir seu organismo com todos os nutrientes das passas, o recomendado é manter uma ingestão semanal de pelo menos 3 vezes, do equivalente a 1 xícara por vez. Além de ser agradável ao paladar também proporcionam energia extra. Portanto, é, ainda, uma excelente opção para aqueles que querem sair para um treino físico com as “baterias carregadas”.