Parar de fumar engorda? Médico responde outros mitos sobre cigarro

O cigarro é comprovadamente um inimigo da saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças ligadas ao tabagismo. Se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos não diminuir, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais até o ano de 2030. O pneumologista Roberto Rodrigues Júnior, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, esclarece alguns mitos sobre parar de fumar.

Leia também

Perfume para o cabelo camufla cheiro causado pelo suor, cigarro e frituras 

Pílula e cigarro elevam chances de trombose 

Componentes químicos do cigarro aumentam risco de fraturas

Nervosismo

Segundo o pneumologista, parar de fumar deixa a pessoa nervosa. A nicotina, ao ser tragada, faz com que o cérebro libere serotonina. “Isso dá uma sensação de prazer momentânea”, explica o médico. A ausência da nicotina, aliada à não liberação da serotonina, acaba deixando a pessoa mais nervosa. “Quem deseja parar de fumar deve buscar outras formas de liberar a substância, como, por exemplo, a prática de esportes”, completa.

Cinco milhões de pessoa morrem por ano em decorrência de doenças ligadas ao cigarro / Crédito: Thinkstock

Pulmão

Largar o vício significa recuperar alguns anos perdidos, principalmente no quesito qualidade de vida. Contudo, o pneumologista explica que o pulmão não “se regenera”. “As defesas do órgão ficam mais inibidas e começam a agir no organismo”, diz Jr.

Cigarros light e de sabor

O especialista ressalta que todas as diferentes linhas de cigarro são prejudiciais. Alguns cigarros têm menor concentração de nicotina, mas em contrapartida as pessoas acabam fumando em maior quantidade para suprir o vício.

Engordar

Nem todas as pessoas engordam quando param de fumar. “O que acontece é que, ao acabar com o vício do tabagismo, os cinco sentidos ficam mais aguçados e os ex-fumantes sentem mais cheiros e sabores, deixando-os com desejo de comer mais”, explica o médico.  Alimentação balanceada e exercícios físicos são fundamentais para quem quer parar de fumar e sem engordar.