Para não ter incontinência urinária na menopausa você precisar fazer isso desde já

A incontinência urinária está entre os incômodos mais frequentes – e constrangedores – para quem está na menopausa. A queda na produção do hormônio estrogênio, aliada ao enfraquecimento natural dos músculos pélvicos devido à idade, torna as mulheres com mais de 40 anos vulneráveis à perda involuntária de urina.

Basta um espirro, uma gargalhada ou um esforço a mais para que o xixi apareça de surpresa. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária afeta 35% das mulheres após a menopausa. Por causa das alterações hormonais, o problema também é bem comum durante a gravidez e atinge 40% das gestantes.

Como prevenir incontinência urinária

Para não alimentar as estatísticas da incontinência urinária entre mulheres na menopausa, é possível evitá-la praticando hábitos saudáveis: fazer exercícios regulares, manter alimentação balanceada e não fumar, pois a tosse pode servir como estopim para a perda de xixi.

Existem dois tipos principais de incontinência urinária: a de esforço, diretamente associada à falta de força para segurar o xixi ao tossir ou subir uma escada, e a de urgência, que é quando a pessoa tem uma vontade súbita e insuportável de urinar, a ponto de não conseguir chegar ao banheiro. A mais comum é a de esforço, e ela pode ser prevenida com um exercício bem simples.

Exercício para segurar xixi

O fortalecimento do assoalho pélvico é a medida mais eficiente de prevenção contra a incontinência urinária. O exercício pode ser feito a qualquer hora ou lugar: basta contrair os músculos que seguram o xixi por 10 segundos, relaxar por 10 segundos e repetir este movimento 10 vezes. Fazer este procedimento três vezes por dia ajuda e muito no controle da bexiga.

“O treinamento para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico por meio dos exercícios perineais tem apresentado resultados expressivos na melhora dos mecanismos de continência”, ressaltam pesquisadores da Sociedade Brasileira de Urologia.

Tratamentos para incontinência urinária