Pão faz mal? Engorda muito? 3 motivos que mostram como ele prejudica sua saúde e dieta

Um dos alimentos mais tradicionais na mesa dos brasileiros, seja no café da manhã ou na hora do lanche, o  pão é um dos grandes vilões da dieta, especialmente aqueles feitos com farinha branca e grãos refinados. O personal trainer Vinícius Possebom lista algumas razões pelas quais o pão faz mal.

Leia também:
Pão light, integral ou com grãos? Entenda as diferenças para escolher
Todo pão integral é integral de verdade?
Torradas são tão calóricas quanto pães e estragam sua dieta

Malefícios do pão

Pão tem poucos nutrientes

Não pense que só o  pão francês faz mal. Até mesmo o  pão integral, que contêm mais fibras e nutrientes, não é tão nutritivo se comparado a outros alimentos. “O trigo integral é só ‘menos ruim’ que o trigo refinado, o que não o torna necessariamente saudável”, explica. Além disso, o pão integral nem sempre é feito com grãos integrais, que não foram processados.  “Esses grãos são pulverizados numa farinha muito fina e, embora esse processo preserve os nutrientes, faz com que os produtos possam ser digeridos mais rapidamente. Quando chegam ao aparelho digestivo, os amidos são rapidamente quebrados e entram na corrente sanguínea como glicose, causando um aumento rápido nos níveis de açúcar e insulina”.

Pão contém glúten

Fazer  dieta sem glúten está cada vez mais na moda. É que essa proteína, presente no trigo e responsável pelas propriedades viscoelásticas da massa, podem danificar a parede digestiva e provocar inchaço, dor e cansaço mesmo em quem não tem a doença celíaca. “Quando ingerimos um pão que contém glúten, o sistema imunológico em nosso trato digestivo ataca as proteínas do glúten. Experimente eliminar o glúten da sua alimentação durante 30 dias e, em seguida, reintroduzi-lo, para verificar se seu organismo tem alguma sensibilidade ou intolerância a ele”, sugere.

Pão contém substâncias perigosas

Açúcar e xarope de milho, ingredientes prejudiciais à saúde, estão presentes na maioria dos tipos comerciais de pão. Muitos grãos contém também uma substância chamada ácido fítico, que impede a absorção de minerais essenciais como ferro, zinco e cálcio.

Melhor pão para a dieta

Para as pessoas que não conseguem  eliminar o pão da alimentação, a dica é buscar os que são feitos com grãos germinados encharcados. “Quando é preparado dessa forma, a quantidade de ácido fítico é reduzida. Outra opção é o  pão sem glúten, que é mais saudável”, finaliza.