null: nullpx
ciclo menstrual-Tasaudavel

Ovulação dá 5 sinais pouco conhecidos: acredita que até o olfato muda?

Publicado 25 Jul 2019 – 11:05 AM EDT | Atualizado 25 Jul 2019 – 11:05 AM EDT
Compartilhar

A ovulação é um processo natural, pertencente ao ciclo menstrual de qualquer mulher. É nele que o folículo ovariano é rompido, liberando o óvulo para que encontre o espermatozoide e ocorra a fecundação.

Quando o óvulo é "liberado", ele viaja pelas trompas em direção ao útero. Se for fecundado, ele se implanta no útero, num período que varia de seis a 12 dias de sua liberação, dando início à gravidez.

Sinais da ovulação

Durante a ovulação, algumas mulheres relatam sintomas, como sensibilidade aos odores e intensificação do desejo sexual. Outros sintomas comuns incluem mudanças na secreção vaginal, mudança na temperatura basal e alteração no posição no colo do útero.

Mas além desses sinais, existem outras maneiras não tão comuns de perceber que o corpo está ovulando, são os chamados sintomas secundários que podem ou não acontecer de forma consistente para muitas mulheres.

Sinais pouco comuns da ovulação

Manchas leves

Algumas mulheres experimentam uma pequena quantidade de manchas na época da ovulação. Isso ocorre devido ao aumento dos níveis de progesterona no organismo.

Ligeira cólica ou dor em um dos lados da pélvis

Cerca de 20% das mulheres experimentam dor abdominal associada à ovulação. Também conhecida por mittelschmerz, essa cólica é normal e sentida, geralmente, num dos lados da região inferior do abdômen. No entanto, se a dor for muito intensa ou se se prolongar por vários dias, pode ser sinal de doenças como endometriose.

Inchaço abdominal

Esse sinal de ovulação pouco conhecido ocorre em até 70% das mulheres durante a ovulação. Os gânglios linfáticos inguinais são pequenas glândulas localizadas nos dois lados da pélvis, nesse período é possível experimentar um inchaço inguinal do lado onde o óvulo vai ser eliminado.

Dores nas mamas

A sensibilidade mamária pode ocorrer nos dias que antecederam a ovulação, bem como nos dias seguintes à ovulação, devido ao aumento dos níveis de hormônios.

Aumento do olfato, paladar ou visão

Com o aumento da produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo, a mulher também fica mais sensível, com o olfato mais apurado, o que afeta seus outros sentidos.

Reconhecer seu corpo

Aprender a mapear sua ovulação e prestar atenção a seus sinais pode ser um desafio para algumas mulheres no início, mas com o passar do tempo muitas mulheres reconhecem esses sinais comuns com facilidade e são capazes de usá-los para avaliar seu ciclo. Entender seu tempo de ovulação pode ajudá-la a ficar mais sintonizada com seu corpo.

Período menstrual

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse