A osteoporose é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamentos efetivos e comprovados cientificamente. Em geral, os especialistas indicam que pacientes com osteoporose utilizem medicamentos específicos após a realização de exames médicos complementares, além de adotarem uma dieta saudável e rica em cálcio, evitar cigarro e bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas.
“Apesar de não ter cura é possível controlar a doença. O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade do osso, evitar a progressão da doença e, com isso, reduzir o risco de fraturas e suas graves consequências”, afirma o reumatologista Leandro Parmigiani. Por ser uma doença de caráter crônico, é essencial que os pacientes tomem os medicamentos de forma constante e consumam alimentos ricos em cálcio.
Inicialmente, o tratamento baseia-se em na suplementação de cálcio e vitamina D e a implantação de uma rotina de atividades físicas. O epidemiologista Ben-Hur Albergaria, professor de epidemiologia clínica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisador clínico do Centro de Diagnóstico e Pesquisa da Osteoporose (CEDOES), comenta que “há diversas opções de medicamentos como os moduladores do receptor de estrogênio e os bisfosfonatos orais e venosos para conter a reabsorção óssea. Ainda pode-se contar com drogas que agem diretamente na formação óssea”. O especialista enfatiza ainda que medidas preventivas associadas ao diagnóstico precoce são fundamentais para evitar as complicações da osteoporose.
Dados pela pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012 mostram que 36% das mulheres acima de 45 anos sentiram que sua qualidade de vida melhorou muito após o uso de medicamentos para o tratamento da osteoporose. Por isso, é imprescindível adotar as medidas indicadas por um médico especialista para que a doença não comprometa ainda mais a saúde de quem tem a osteoporose e que sejam evitadas fraturas, as quais levam muitos pacientes até mesmo à morte.
Sobre a Campanha Firme e Forte
Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto à hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.
É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link: http://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.