Os remédios caseiros com alfavaca e quais suas propriedades

Para mim, o melhor uso para a alfavaca, até hoje, era nas pizzas, junto com muito queijo e tomate; mas o caso é que agora comprovei que ela tem muitas outras qualidades; a pesar de ser muito bom o seu uso na pizza, ela é bem melhor aproveitada nestes novos casos.

Dentre as qualidades da alfavaca podemos destacar o seu uso para c urar dor de cabeça, dor de ouvido, para dissolver e madurar aftas, afastar as moscas e também como alimento afrodisíaco.

Vejamos como preparar alguns dos remédios com ela.

Para dissolver as aftas ou madurá-las (já vimos receitas contra elas aqui), moa as folhas de alfavaca e coloque-as sobre a zona afetada.

Para a dor de cabeça ferva 30 gramas de folhas de alfavaca em uma xícara de água durante uns 7 minutos; tome-o bem quente.

Se o que você quer é o poder afrodisíaco da alfavaca, beba o mesmo preparado que para a dor de cabeça, mas três vezes ao dia.

Para as dores de ouvido, moa as folhas e molhe um algodão nem seu extrato; depois coloque-o no ouvido, mas bem de leve, assim o remédio pode chegar tanto à parte interna como a externa.

E quando o seu problema forem as moscas ou mosquitos incomodando (geralmente na hora das refeições), coloque galhos de alfavaca no tetou e/ou nas paredes. Também, quando for picado por um mosquito tiver picado você, moa as folhas e coloque o extrato na picadura.

Mas estes não soão os únicos benefícios da alfavaca, ela também ajuda a produzir leite quando você está dando de mamar, ajuda nos casos de estres, tose e epilepsia.

Maravilhosa, não? Sim, mas eu fiquei pensando na pizza…