Os benefícios do salgueiro negro são mais conhecidos no tratamento para a gripe. Mas seus componentess medicinais vão além, dada a riqueza de fitoquímicos.
Tendo sido uma das primeiras ervas medicinais usadas, já que há evidências de que era cultivada pelo homem pré-histórico, essa planta ganha perfis variados em diferentes regiões do mundo.
Na Europa Central, é ingrediente de panquecas, já no sudoeste europeu, é misturada com água e consumida em forma de suco, nos Estados Unidos é ingrediente especial de marshmallows, e também é o principal ingrediente do famoso vinho de sabugueiro.
Ao longo do tempo, o sabugueiro negro foi alvo de muitos estudos científicos e avaliações, e um dos resultados é que combate muitas doenças quando usado como antioxidante, pelo seu poder renovador das células.
É, inclusive, alvo de pesquisas para o tratamento das muitas gripes que tem preocupado a população à nível mundial, como a gripe das aves.
É fato que esta erva estimula o sistema imunológico, surtindo um efeito revigorante no organismo.
Porém, o sabugueiro negro exige especial cuidado quando se manuseia diretamente a planta. Muitas partes são venenosas.
O caule possui elevados níveis de cianeto, a mesma substância presente no interior das sementes de maçã, e pode ser fatal, provocando até a morte.
Portanto, para consumir o sabugueiro negro, é importante utilizar somente as folhas para fazer o chá.
Para a gripe acompanhada de febre alta, separe um punhado de folhas, um dente de alho e duas colheres de açúcar.
Leve o açúcar ao fogo até que se transforme numa calda, golpeie levemente as folhas, e coloque nesta calda, mexa rapidamente para que o açúcar não cristalize. Coloque os dentes de alho também levemente amassados, mexa bem, e coloque uma xícara de chá de água. Espere que ferva e beba, quanto mais quente melhor.