Muitas pessoas tem o costume de passar um pouco de saliva numa ferida, com a ideia de que ajudará a curá-la. E mais de um já ouviu da avó ou da mãe este mesmo conselho; mas será que a sua saliva pode mesmo curar as feridas?
Quanto existe de verdade e de mentira neste papo, a ciência ainda não sabe, mas o que sim é possível afirmar é que a saliva contêm químicos que diminuem o risco de infecção.
De fato, uma ferida produzida na boca pode-se curar cinco vezes mais rápido do que uma ferida em outra parte do corpo. Além disso, não ficam cicatrizes.
Numa análise clínica, comprovou-se que a saliva têm certas propriedades que são do tipo imune, além de proteínas anti-bacteriais e antifúngicas.
Mas, ela também contêm algumas bactérias que quando aplicadas sobre a pele, diminuem a capacidade deste órgão de enfrentar uma infecção.
Na verdade, o potencial curativo da saliva não está 100% certificado pela ciência. Reconhecem que possui ingredientes ativos que realmente são beneficiosos para o organismo.