Os 5 mitos mais populares da alimentação

por | ago 17, 2011 | Saúde

Há uma grande quantidade de mitos acerca da alimentação, os quais dão ideias equivocadas a algumas pessoas sobre o que uma nutrição saudável realmente é. É por esse motivo que devemos nos certificar de que uma informação sobre a saúde seja verdadeira antes de aplicá-la em nossas vidas. Confira, a seguir, os 5 mitos mais populares da alimentação.

Quanto menos calorias consumirmos, mais peso vamos perder”.

Teoricamente, essa ideia pode fazer sentido, mas na prática é diferente: quantas menos calorias consumirmos, menos energia vamos ter. Quando fazemos uma dieta excessivamente baixa em calorias, nosso metabolismo diminui em velocidade, e nossa massa muscular decresce mais rapidamente. No que diz respeito a baixar de peso, devemos consumir uma quantidade moderada de calorias e praticar exercícios regularmente.

Ter um peso dentro dos parâmetros normais é sinônimo de estar saudável”.

Esse é um dos mitos da alimentação mais comuns. O fato é que pessoas magras podem apresentar numerosos ricos e problemas de saúde. Se estivermos em excelente forma e fumarmos duas carteiras de cigarro por dia podemos ainda ser considerados saudáveis? Definitivamente não! Além disso, é estimado que aproximadamente 1 de cada 5 pessoas que sofrem de diabetes de tipo 2 estão dentro do peso normal estimado.

Uma dieta saudável significa consumir somente alimentos light”.

Essa afirmação é completamente incorreta. Os alimentos light podem ser mais daninhos que comidas comuns. Muitas vezes, as comidas reduzidas em gordura contêm outros ingredientes perigosos que podem afetar nossa saúde sem sequer ajudar-nos a perder peso. Seja cuidadoso no momento de escolher esse tipo de alimentos, leia sempre as etiquetas e evite consumir comidas light que contenham substâncias prejudiciais e ingredientes como aditivos e gorduras trans.

Cortar o consumo de carboidratos pode ajudar a emagrecer”.

Eliminar os carboidratos de nossa dieta não é uma ideia muito boa, porque nos fará sentir fracos. É, sim, necessário, reduzir o consumo de carboidratos refinados como os presentes em alimentos farináceos. Porém há carboidratos saudáveis em cereais, verduras e frutas que são essenciais para nossa saúde. A dose média recomendada de carboidratos é de 130 g por dia.

Os lacticínios são nocivos à saúde”.

Falso! Esse é um dos mitos mais estranhos acerca da nutrição, já que evitar o consumo de lacticínios está relacionado a diversos problemas de saúde e aumenta o risco de contração de numerosas doenças. Os lacticínios contribuem à saúde dental, óssea e da pele, além de normalizarem a pressão sanguínea e melhorarem nosso metabolismo. É recomendado servir-se de 2 a 3 produtos lácteos diariamente.

Veja como os mitos populares, em particular no que diz respeito à saúde, podem nos enganar. Procure informar-se com seu médico de cabeceira quando tiver alguma dúvida.