Os 5 alimentos que ajudam a parar de fumar

por | ago 20, 2011 | Saúde

Fumar é um péssimo hábito, lamentavelmente, muito comum hoje em dia. É muito difícil deixar esse vício e há milhares de pessoas que querem parar de fumar e tentam fazê-lo através de vários métodos. Entre eles, vemos com frequência gomas de mascar especiais, pílulas ou medicamentos. O que muitos de nós não sabíamos é que há certas comidas e bebidas que podem nos ajudar a deixar esse terrível hábito.

De acordo com uma pesquisa, comidas e bebidas como carne e café fazem que dão um gosto bom ao cigarro, mas, ao mesmo tempo, há produtos lácteos e vegetais frescos que têm o efeito contrário. Confira aqui os 5 alimentos que o ajudarão a parar de fumar.

  1. Leite e outros lacticínios: Muitos fumantes dizem que depois de beberem um copo de leite, o cigarro não traz o gosto nem a satisfação esperados. O leite lhe dá um sabor amargo e desagradável. Algumas pessoas recomendam, de fato, embeber um cigarro em leitem deixá-lo secar e logo tentar fumá-lo, o que gerará uma sensação terrível e, consequentemente, ajudará a terminar com essa adicção.
  2. Suco de laranja: Quando fumamos regularmente, perdemos uma grande quantidade de vitamina C, e nosso corpo costuma compensar essa falta com alguns elementos não naturais que recebe da nicotina. É por isso que, para pararmos de fumar de maneira mais rápida, é muito importante começarmos a receber mais Vitamina C por meio do consumo de sucos cítricos como o de la ranja ou das próprias frutas.
  3. Aipo: O aipo, junto com vegetais como a abobrinha, a berinjela, o feijão e o pepino, também afetam o gosto do cigarro. Além disso, especialistas alegam que comer muitos desses vegetais diariamente pode diminuir a dependência da nicotina. Se você não for um fã do aipo, pode substitui-lo por cenouras. Contudo, consumir muitos vegetais doces não é considerado muito bom para quem deseja parar de fumar, já que quantidades excessivas de glicose ativam áreas do cérebro que são responsáveis pelo prazer e a satisfação. Portanto, a glicose pode estimular a vontade de fumar.
  4. Brócoli: O brócoli tem uma grande variedade de propriedades terapêuticas. Em particular, ajuda a diminuir os riscos de contrairmos doenças de pulmão, incluindo o câncer.
  5. Vinho tinto: Uma taça de vinho diária reduz os riscos de câncer de pulmão, tanto em fumantes como em não-fumantes. O vinho tinto também tem propriedades que são favoráveis ao coração e o sangue. Entretanto, tenha cuidado para não consumi-lo em excesso; do contrário, você deverá lutar com mais uma adicção!