Nos últimos dias, o portal oficial do Ministério da Saúde do Brasil saiu do ar e, ao retornar, não trazia mais os números totais de casos e mortes pela COVID-19 desde a chegada do vírus no Brasil. Desde então, ele mostra apenas dados parciais – e isso fez algumas iniciativas surgirem para seguir informando a população sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus no País.
Dados sobre COVID-19 atualizados: onde se informar
Devido à situação do site do Ministério da Saúde – que afirma ter tirado a página do ar após tentativas de invasão por parte de hackers – e à nova política de divulgação de dados sobre COVID-19 no Brasil, iniciativas independentes começaram a surgir buscando manter as pessoas bem informadas. Com isso, há alguns sites em que ainda é possível ver números totais de casos, mortes e pacientes recuperados no País.
Criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Painel CONASS é uma destas iniciativas, e disponibiliza não só números totais acumulados desde o início da pandemia como também os números de cada um dos estados do Brasil, incluindo a taxa de letalidade do vírus em diferentes regiões. Segundo o site, a ideia é atualizar os dados diariamente, sempre às 18h.
Já outro site, mais independente, consiste em uma página igual à do Ministério da Saúde, mas que, em vez de mostrar apenas os dados mais recentes, como a original, mostra os números totais, como o site oficial vinha fazendo até recentemente.
Além disso, classificando a situação atual como um “apagão de dados”, veículos de comunicação se uniram em uma iniciativa inédita para levantar as informações que o Ministério da Saúde deixou de mostrar. Juntos, os veículos “Folha de São Paulo”, “Estadão”, “UOL”, “Extra”, “O Globo” e “G1” pretendem dividir tarefas entre suas equipes para voltar a informar a população devidamente sobre a pandemia.
⚡️ “@folha, @Estadao, @UOLNoticias, @jornalextra, @JornalOGlobo e @g1 formam parceria inédita por transparência a dados de Covid-19” https://t.co/uLRMfQmrlz
— Folha de S.Paulo (@folha) June 8, 2020