Olho com vermelhidão, coceira, sensibilidade e secura pode indicar doença autoimune

Sentir algum tipo de desconforto na visão não significa, necessariamente, que a origem do problema está nos olhos. Existem várias doenças que afetam outras partes do corpo e se manifestam também nos globos oculares.

É o caso da Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune em que o os anticorpos invadem as glândulas salivares e lacrimais. Como consequência, o corpo produz menos lágrimas, afetando diretamente a saúde dos olhos.

Sintomas da Síndrome de Sjögren

Ardência, coceira, vermelhidão, aumento da fotossensibilidade e sensação de corpo estranho nos olhos são os principais sintomas da Síndrome de Sjögren. A boca também fica seca, podendo causar mau hálito e dores ao engolir.

Segundo o site médico Manual MSD, o ressecamento ocular pode ter consequências mais sérias se não for tratado a tempo, como alterações na córnea e lesões permanentes nos olhos, que ficam mais vulneráveis a impurezas e micro-organismos.

Causa

A Síndrome de Sjögren geralmente está relacionada a outro distúrbio autoimune, como artrite reumatoide e lúpus. Estas doenças reumatológicas atacam o tecido conjuntivo do corpo e prejudicam a produção de colágeno.

A oftalmologista Renata Bekin, do Hospital Nossa Senhora das Graças, avisa que os portadores de artrite reumatoide devem ficar atentos ao estado dos olhos: utilizar lubrificantes oculares, tentar piscar mais vezes e procurar o médico ao notar qualquer alteração na visão.

Doenças autoimunes como essas são mais comuns em mulheres com idade entre 25 e 45 anos, devido a uma maior tendência de produção de anticorpos relacionada aos hormônios femininos.

Saúde dos olhos