O óleo de cravo possui propriedades medicinais poderosas não só por seu poder de cura, como também pela amplitude de condições que trata. Engloba funções anti microbiais, anti bacterianas, anti sépticas e anti fúngicas, entre outros atributos. Trata de dor de dente, dor de ouvido, dor de cabeça, e cura infecções na pele.
Em sua composição está o eugenol, responsável por suas características anti sépticas e anestésicas. É, aliás, um analgésico de destaque, usado com eficácia para eliminar dores nas gengivas, ou provocadas por úlceras na boca.
Um gargarejo feito com 6 gotas de óleo de cravo num copo de água morna cura dores de garganta. Repita de manhã e a noite, todos os dias. Essa mistura também é indicada para tratar cáries, mau hálito e inchaço na gengiva. Se estiver com dor de dente, embeba um chumaço de algodão com o óleo, e coloque na cavidade, ou sobre o dente.
Para tratar feridas, contusões, inchaços e infecções da pele, pé de atleta, ou fungos nos pés, aplique o óleo de cravo sobre o local 2 vezes por dia. O mesmo procedimento é válido para tratar picadas de insetos ou cortes.
Amplamente usado na indústria cosmética em emolientes, loções, sabonetes e cremes, é excelente no tratamento de acne. Passe no rosto previamente limpo pela manhã, 3 vezes por semana, e deixe pelo menos 10 minutos. Se tiver uma pele muito sensível, diminua o tempo, ou misture num pouco de água.
Pode ser usado para tratar indigestão, e outros distúrbios digestivos, como a náusea, flatulência ou soluço. Para essas condições dilua 3 gotas em meio copo de água, e beba sempre que for necessário.
O óleo de cravo também melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, impulsiona o metabolismo, purifica o sangue e regula a temperatura corporal. Basta ingerir 3 gotas em meio copo de água cerca de 3 vezes por semana.
Para curar a dor de cabeça, esfregue algumas gotas nas têmporas, misturadas com uma pitada de sal, e para a dor de ouvido, aqueça algumas gotas, e aplique.
Também controla a diarreia. Basta ingerir 5 gotas num copo de água.
Por ser fonte rica de ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio, ácido clorídrico, ácidos graxos ômega 3 e vitaminas A e C, relaxa os músculos, reduz o inchaço e as dores nas articulações provocados pela artrite.
É um dos melhores expectorantes naturais, promovendo a saída de muco e fluídos que prejudicam o sistema respiratório. Limpa a passagem nasal, sendo um remédio poderoso contra a sinusite, a asma, bronquite, tosse e tuberculose.
Estudos indicam que pode ser usado para tratar a ejaculação precoce, sendo usado, ainda como afrodisíaco.
Entretanto, não pode ser utilizado por crianças e mulheres grávidas. O consumo em dose única de mais de 3 miligramas por quilo do seu peso, pode ser tóxico.