Popularmente consumida como chá calmante, as flores da camomila também rendem um óleo essencial com propriedades interessantes para cuidar da saúde do corpo. Além disso, o óleo essencial de camomila é está entre os mais utilizados na aromaterapia como tratamento antidepressivo, calmante e relaxante.
Leia também:
Brahmi para melhorar a memória e a concentração
Tratamento de beleza natural com óleo de borragem
Planta neem: benefícios de jeitos de usar
Benefícios para a pele
Para quem sofre com problemas na pele, como acnes, eczemas, dermatites e até mesmo bolhas, pode contar com o poder do óleo de camomila para aliviar esses incômodos. Muio hidratante, anti-inflamatório e cicatrizante, o óleo essencial de camomila relaxa e fortalece o tecido cutâneo, além de protegê-lo do ressecamento.
Tratamento capilar
Seu efeito hidratante também é bastante benéfico como tratamento natural para o cabelo. Além de criar uma camada que sela os fios, impedindo a evaporação da água, o óleo de camomila devolve o brilho, ajuda a proteger o couro cabelo de inflamações e a clarear naturalmente o cabelo.
Como fazer
Ingredientes
- 1 colher de sopa de camomilas secas
- 1 xícara de chá de um óleo vegetal de sua preferência
Modo do preparo
Lave as flores para remover as impurezas e deixe-as secar naturalmente. Quando estiverem completamente secas, misture-as em um óleo vegetal e coloque a solução para aquecer em banho maria. Deixe a mistura descansar por duas horas e coe – com um pano ou com coador de café – antes de utilizar. Para conservar o óleo, guarde em um recipiente vedado em local fresco.