Extraído da semente da fibra, o óleo de algodão pode ser um grande aliado para quem enfrenta problemas cardiovasculares e para o controle do colesterol alto. Rico em vitamina E, em gorduras benéficas ao coração é livre de gordura trans, além de agir no combate aos radicais livres e previne contra o envelhecimento precoce das células.
Leia também:
Óleo de avelã contra o colesterol
Ó leo de abacate para emagrecer
Ó leo de gergelim: como usar
Os nutrientes presentes na fibra contribuem também para o fortalecimento das defesas do corpo. O equilíbrio entre ômega 2 e 6 presentes na fibra produzem ácidos graxos saturados e insaturados importantes para a manutenção da saúde da pele.
Óleo de algodão para fritar alimentos
Uma das vantagens do óleo em relação aos outros óleos vegetais é que ele não perde suas propriedades nutritivas mesmo quando elevado a altas temperaturas. Além disso, apresenta mais rentabilidade do que o óleo de soja, por exemplo, podendo ser utilizado em menores quantidades. Além disso, o óleo de algodão tem é melhor sintetizado pelo organismo do que as gorduras hidrogenadas, cujas moléculas se acumulam nas artérias.
Entretanto, o consumo de qualquer óleo frito deve ser restrito e não é essencial à alimentação, contribuindo para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Portanto, para uma alimentação mais saudável, opte pelo uso desse óleo frio para temperar saladas, carnes e vegetais.