O valor nutricional do pimentão

por | jul 18, 2011 | Saúde

O valor nutricional do pimentão vem de sua abundância em ácidos naturais e vitaminas. O pimentão ocupa lugar de destaque entre os vegetais mais nutritivos, sendo fundamental para aqueles que queiram manter a boa saúde e a longevidade.

Grande fonte de antioxidantes, contém as vitaminas A, C, B1, B6, e E. É rico em triptofano, ácido fólico, molibdênio, cobre, manganês e potássio, entre outros microelementos fundamentais para o corpo. E os vermelhos são mais nutritivos que aqueles de outras cores.

Este vegetal nativo da América do Sul, pode ser encontrado em várias cores. Além do vermelho, possui as matizes laranja, amarelo, arroxeada, e verde.

Pelos princípios da botânica, é considerado uma fruta, mas o comum é chamá-lo de vegetal, e há séculos que é utilizado pelas sua propriedades medicinais.

Reduz os risco de doenças cardiovasculares, e do câncer, pela alta de concentração de lipoceno, de fitonutrientes e de beta caroteno.

Comer pimentões com frequência se traduz na redução dos níveis de colesterol ruim, e na diminuição da formação de coágulos no sangue.

Muito concentrado em vitamina A, é comprovado cientificamente como redutor dos riscos de doenças nos pulmões, como inflamações e o enfisema.

Pelas doses altas de vitamina C, é um grande aliado para os idosos contra a osteoartrite, e contra a artrite reumatóide. Retarda a degeneração muscular e problemas na visão.

Para escolher um pimentão relamente nutritivo, opte por aqueles que tenham textura firme, que esteja com a pele intacta e que tenha cores brilhantes e vivas.

É importante ter cuidado com a preparação também. Um estudo realizado na Turquia mostrou que os fitonutrientes do pimentão são muito delicados, os flavonóides, em especial. Quando cozidos, ou assados por mais de 8 minutos, ocorre a destruição de 40% desta substância, que no organismo, age como anti inflamatório.