O que são prebióticos e probióticos e como transformam o funcionamento do intestino?

por | jun 5, 2019 | Saúde

Se você regularmente sofre de constipação e está sempre em busca de soluções para tentar garantir bom funcionamento do intestino certamente já ouviu falar em probioticos e prebioticos, considerados verdadeiros agentes mágicos naturais para a saúde.

Probioticos: o que são e benefícios

Os probióticos são micro-organismos vivos que promovem diversos benefícios para a saúde quando administrados da maneira correta.

Eles são, basicamente, “ bactérias do bem” que conseguem chegar intactas ao intestino após ultrapassarem a barreira ácida do estômago, explica Susana Marta Isay Saad, pesquisadora e professora do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da USP.

Uma vez no intestino, os probioticos colonizam a mucosa do órgão e competem com outras bactérias e patógenos, que podem causar infecções, reduzindo assim os riscos de doenças intestinais.

De acordo com a especialista, a colonização realizada pelos probioticos é temporária, ou seja, a ingestão de alimentos do tipo precisa ser regular e constante para promover o equilíbrio da flora intestinal. O processo normalmente dura entre uma e duas semanas, no máximo.

Prebióticos: benefícios para a saúde

Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que estimulam a proliferação ou atividade de populações de bactérias boas no intestino, o que favorece o bom funcionamento do órgão e do organismo como um todo.

Encontrados geralmente em produtos lácteos, os prebioticos são fibras que, além de chegarem intactas ao intestino, como os probioticos, estimulam apenas a proliferação das bactérias benéficas à saúde, de forma seletiva.

Probioticos e prebioticos: onde encontrar

Os probioticos podem ser encontrados em alimentos como:

Alguns exemplos de alimentos prebioticos são:

Shutterstock

Segundo a nutricionista Luana Stoduto, os probioticos e os prebioticos podem, além dos alimentos, ser encontrados também em medicamentos. No entanto, é primordial consultar um especialista para saber exatamente quais as melhores fontes destas substâncias.

Como fazer seu intestino funcionar como um relógio