null: nullpx
coração-Tasaudavel

O que pode ser dor no peito? Causas vão de gases a infarto: veja todas

Publicado 20 Mar 2019 – 11:45 AM EDT | Atualizado 20 Mar 2019 – 11:45 AM EDT
Reações
Compartilhar

Aprender a identificar as possíveis causas da dor no peito e diferenciar quando o desconforto é normal ou quando exige ajuda médica é de extrema importância e pode até salvar vidas.

Dor no peito

Dores no peito podem ter origem em diversas condições de saúde, das mais simples até as mais preocupantes.

Normalmente, o incômodo é relacionado a um infarto ou problema cardíaco, o que nem sempre é o caso. Problemas intestinais, musculares e até mesmo emocionais podem causar dor no peito.

Dor no peito: o que pode ser

Gases

Uma dor no peito pode ser um simples sintoma de excesso de gases. O desconforto acontece porque os gases intestinais se deslocam para cima e comprimem os órgãos próximos ao diafragma.

Refluxo gastresofágico

Como provoca o retorno do ácido do estômago ao esôfago, o refluxo também pode provocar dores no peito, uma vez que este líquido lesiona a mucosa do órgão.

Causas osteomusculares

A parede torácica, assim como outras partes do corpo, é formada por ossos, músculos, cartilagens e articulações que podem ficar inflamados, distendidos ou fraturados e, consequentemente, causar dor. Ou seja, o incômodo no peito pode ser de causas osteomusculares, explica a cardiologista Cláudia Bernoche, do Hospital 9 de Julho.

Estresse

De acordo com a psiquiatra Dra. Elizabeth Zamerul Ally, o organismo reage a momentos de tensão ou ameaça com a ativação do estado de alerta, que promove diversas reações bioquímicas, incluindo dor na região do coração. Quem sofre de estresse pode sentir dor no peito e aceleração dos batimentos cardíacos mesmo sem apresentar qualquer problema no coração.

Embolia pulmonar

Caracterizada por um coágulo nos vasos do pulmão que obstrui o fluxo de ar e sangue, a condição pode gerar dor no peito e falta de ar. Neste caso, o desconforto não pode ser ignorado, já que quadro é grave e requer intervenção rápida.

Pericardite

A condição consiste na inflamação da membrana que reveste o coração e é caracterizada por dor no peito, cansaço, febre e falta de ar. O quadro, que exige socorro imediato, pode ser causado por infecção por vírus ou ataque cardíaco.

Infarto

O infarto é a causa mais conhecida de dor no peito. Nesse caso, que requer socorro médico imediato, além da dor no peito, o paciente sente uma sensação de aperto ou queimação que pode irradiar para a mandíbula, costas e/ou braços. Os incômodos também tendem piorar ao caminhar e podem surgir acompanhados por suor excessivo e falta de ar.

Riscos de infarto

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse