Sentir o pênis irritado pode ser fruto de uma reação anormal chamada alergia. Essa condição ocorre somente em pessoas que têm sensibilidade apurada para determinados materiais e substâncias que não geram problemas na maioria da população.
A seguir, entenda o que pode ser alergia no pênis:
O que é
O urologista Fernando Ferreira Chagas, especialista em Andrologista pela Fundacion Puigvert da Espanha, ressalta que a alergia pode ser desencadeada por qualquer fator. Ela depende da reação do sistema imunológico de cada pessoa, visto que alguns são mais sensíveis à poeira, outros a determinados materiais, etc.
Sintomas
- Vermelhidão na cabeça e/ou corpo do pênis
- Lesões superficiais no tecido mucoso ou cutâneo
- Ardência ou outro tipo de incômodo
O que causa alergia no pênis
Lavar a cueca com detergentes e amaciantes
Algumas pessoas podem ter alergia aos componentes presentes em detergentes, sabões ou amaciantes usados para lavar as peças íntimas.
“Esse é um dos fatores mais comuns. Geralmente, os sabonetes com muito perfume causam alergia. O que se recomenda é passar a lavar as cuecas com sabão neutro, sabão de coco ou até mesmo com aquele sabão para roupa de criança que quase não contém o produto químico que libera o cheiro, que costuma ser o reagente”, explica o urologista Alex Meller, da Clínica Unix.
Camisinhas

Em casos raros, a camisinha pode causar alergia em quem possui intolerância aos materiais que a compõe, como látex, lubrificante e até mesmo a substância que dá cheiro e sabor ao preservativo.
Neste caso, a dica tentar trocar a marca do artigo, optar por uma versão mais simples ou pela antialérgica, que é feita de poliuretano e possui a mesma eficácia do látex.
Cremes e lubrificantes
Hidratantes, cremes para retardar ejaculação, lubrificantes ou produtos que têm como objetivo promover a ereção também podem causar alergias, a depender da sensibilidade de cada pessoa.
Material da cueca

Alguns homens podem ter alergia no pênis por hipersensibilidade a algum componente do tecido da cueca.
Geralmente, o tecido em questão reage com qualquer parte do corpo da pessoa alérgica, mas os sintomas podem ser mais intensos no pênis, pois sua pele é mais fina.
O que fazer?
O ideal é buscar auxílio de um urologista para que ele realize testes que confirmem o que está causando a alergia no pênis e indique medicamentos para amenizar os sintomas.
O urologista Alex Meller explica que algumas alergias podem ser amenizadas com a postectomia, cirurgia que visa retirar o prepúcio, que é a pele que cobre a cabeça do pênis. “Com isso, a glande fica exposta e vai causando atrito com a cueca, o que melhora a resistência da pele e diminui as chances de alergia”.
Contudo, quem não quiser fazer o procedimento pode simplesmente evitar o contato com o material reagente.
Saúde do pênis: leia mais
- Corrimento no pênis: 3 fatores indicam doenças sérias
- Pênis torto: quando é normal e quando é um problema? Entenda
- Homens deveriam secar o pênis após urinar: Dr. Drauzio faz alerta