O que é quiropraxia?

por | ago 1, 2011 | Saúde

A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos na saúde em geral. Seu método dá ênfase a técnicas manuais, porém alguns praticantes também utilizam outras formas de tratamento.

A suposição da Quiropraxia é que a subluxação vertebral, definida como um desalinhamento das articulações espinhais, pressiona os nervos e pode causar a contração de múltiplas doenças em quaisquer partes do corpo. O realinhamento da espinha pode aliviar a dor e até curar essas doenças, além de promover o bem-estar.

Os quiropráticos não utilizam medicamentos ou procedimentos cirúrgicos no tratamento de seus pacientes. Os principais problemas tratados por esses profissionais são: dores na coluna lombar, hérnia de disco e dor ciática, dores no pescoço, dores de cabeça, dores e tensão muscular, restrições a movimentações e problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

Diversas foram as técnicas desenvolvidas para restituir a movimentação das articulações. Uma delas é o ajustamento que, quando indicado, é específico e indolor. As vantagens que normalmente se observam com a aplicação desse tratamento são: diminuição da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.

Diz-se, na atualidade, que a Quiropraxia é muito mais segura do que os tratamentos medicinais típicos e tradicionais. Ela tem sido considerada de utilidade para muitas condições; no entanto, tem despertado incredulidade em alguns expertos da medicina, que afirmam que ela não é científica e que não traz nenhum benefício real à saúde.

Outro problema da prática da Quiropraxia é a natureza da intervenção, que torna difícil medi-la segundo os métodos tradicionais. Isso se deve a que os quiropráticos utilizam suas mãos como principal técnica, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, para o controle do corpo do paciente.