A Síndrome de Hutchinson-Gilford, também conhecida como Síndrome do Envelhecimento Precoce ou Progeria, é uma condição genética raríssima que atinge 1 em cada 8 milhões de pessoas. Um novo caso acaba de ser registrado em Magura, Bangladesh. O menino ainda é recém-nascido, mas já aparenta ser um idoso. Ele tem rugas, olhos de adulto, corpo encolhido e pouco cabelo.
O neném tem sido comparado ao personagem Benjamin Button, pela imprensa internacional, já que no filme “O Curioso Caso de Benjamin Button” o personagem vivido por Brad Pitt também nasce com a aparência envelhecida. Contudo, diferentemente do filme, portadores desta síndrome não rejuvenescem com o passar dos anos.
Segundo o site britânico Daily Mail, em entrevista à imprensa local, o pai do bebê disse que apesar da síndrome a família está muito feliz com o nascimento da criança. “Nós só podemos agradecer a Deus. Não tem porque ficar infeliz com a aparência do meu filho. Nós vamos aceitá-lo da maneira que ele é”, comentou.
Síndrome de Hutchinson-Gilford

Os portadores desta síndrome já nascem com aparência e problemas de saúde comuns em idosos e envelhecem rapidamente em decorrência de uma mutação no gene LMNA, que é responsável por manter os núcleos das células estruturados.
De acordo com o instituo Fio Cruz, a expectativa de vida de meninas com esta síndrome é de apenas 14 anos. Entre os meninos, a idade que costumam atingir é 16 anos.
As mortes costumam ocorrer por falência múltipla de órgãos ou por infarto. “São causas comuns de pessoas com idade avançada. A diferença é que isso ocorre no início da adolescência em quem tem a síndrome”, explica o geneticista presidente e co-fundador do laboratório de testes genéticos Mendelics, David Schlesinger.
O geneticista comenta que trata-se de uma condição genética raríssima que pode ou não ser hereditária. “Pode ser hereditária ou uma mutação nova. Após o nascimento, é feito um teste genético para encontrar a mutação e identificar se veio do pai, da mãe, de outro familiar ou de ninguém”, explica.
Envelhecimento precoce
A principal característica desta síndrome é o envelhecimento precoce e este sintoma já é perceptível na maternidade e os sintomas ficam muito evidentes até os dois anosda criança. Apesar dos vários problemas de saúde, o desenvolvimento intelectual não é afetado.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de teste genético de sangue ou saliva e fica pronto em um período de 30 a 60 dias.
Sintomas

“O bebê apresenta alterações de pele, tem uma pele enrugada, fina, parecida com a de velhinho, tem dificuldade para ganhar peso e altura, é pequeno, tem pouco cabelo, rosto com queixo pequeno”, comenta sobre as características físicas mais comuns.
Além disso, apresenta problemas de saúde comuns em idosos, como falência renal, perda de visão e problemas cardiovasculares.
Tratamento
Schlesinger explica que o tratamento é para os sintomas que a pessoa vai apresentando para que ela tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, ele ressalta que é importante ter o acompanhamento de um geneticista clínico.
Doenças raras
- Alerta: síndrome rara causada pelo zika vírus tem aumento de casos
- Síndrome rara pode fazer criança parar de respirar à noite e morrer
- Como jornalista soube que tinha mesma doença que matou Karan