O que é a síndrome rara que deformou o rosto de modelo brasileira: entenda a SPR

A modelo fitness Dai Macedo, mais conhecida por ter vencido o concurso Miss Bumbum Brasil no ano de 2013, surpreendeu ao anunciar, na última semana, ser portadora de um grave problema de saúde. Há 6 meses diagnosticada com a síndrome de Parry-Romberg, ela só suspeitou da doença após surgirem deformações em seu rosto, que a obrigaram a fazer uma cirurgia. Entenda todo o caso a seguir.

Leia também
Andressa Urach pode ficar com bumbum deformado. Saiba o que aconteceu com a famosa
Hidrogel era truque de famosa para ter coxas grossas sem malhação
Pós-treino “dos deuses” que transformou corpo de modelo e deu bumbum perfeito

Caso de Dai Macedo 

Foram algumas mudanças no lado esquerdo do rosto que fizeram com que a modelo Dai Macedo consultasse um reumatologista e descobrisse ser portadora da Síndrome de Parry-Romberg (SPR), há 6 meses atrás. “Passa um monte de coisas na sua cabeça nessa hora. Achei que ia ter de parar de estudar, de fazer minhas coisas, achei que teria de fazer um tratamento e que seria muito caro. Para mim era como se fosse um câncer”, disse ao site EGO.

Depois do desânimo inicial e de lidar com todo tipo de reação – “muita gente fala que tá sujo, acha que é cicatriz[…]” – a bela reagiu e, apenas recentemente revelou publicamente ser portadora da SPR, pouco antes de fazer uma cirurgia para reparar o problema:

“Oi gente ..olha eu demorei muito tempo pra criar coragem de vir aqui compartilhar isso com vocês.. Não é nada fácil… Descobri essa doença que nunca na minha vida tinha ouvido falar antes e nunca pensei que algo desse tipo poderia acontecer comigo… Nesse momento passam muitas coisas na cabeça… Confesso que ainda estou com um pouco de medo mas sei que Deus está comigo…sei que tenho pessoas que gostam de mim e estão comigo nessa… Resolvi me abrir com vcs Pq quero poder ser uma influenciadora e mostrar que não devemos deixar nada nos paralisar e barrar nossos sonhos.. Estou lutando contra isso e vou até o fim[…]”

Cirurgia

Dai retirou gordura da região do joelho para aplicar na parte do rosto mais “afundada”, tratamento chamado de lipoenxertia. Em seu Instagram, ela contou que o procedimento durou cerca de uma hora e meia e no dia seguinte ela já estava em casa, de onde mostrou os resultados:

https://www.instagram.com/p/-8t7GPPNVf

A modelo aproveitou para esclarecer o boato de que não poderia mais ter filhos. “Gente, estou recebendo um monte de direct de pessoal preocupado que eu não vou poder engravidar. Gente, eu vou poder engravidar, só não vou poder enquanto estiver tomando o remédio”.

Síndrome de Parry-Romberg: o que é? 

A Síndrome de Parry-Romberg (SPR) causa atrofia da pele, gordura, tecido conjuntivo, músculos e, em alguns casos, ossos de um lado do rosto. Esses sintomas tendem a progredir lentamente depois de seu aparecimento, que costuma ocorrer na infância ou na adolescência.

De rara incidência e sem causa específica, a SPR costuma apresentar sintomas variados de pessoa para pessoa. Enquanto em alguns os sintomas progridem ininterruptamente, em outros os sinais deixam de aparecer em dado estágio da vida, mas podem voltar a evoluir mais tarde.

A alteração tende a envolver o entorno dos olhos, da sobrancelha e da orelha, bem como o ângulo da boca e a linha da mandíbula. Ao toque, a pele fica mais fina, endurecida e com aparência de que a área foi “sugada”. Também pode acontecer uma alteração da coloração da pele no local.

Tratamento 

Não existe um tratamento específico para tratar a síndrome ou mesmo uma cura para ela, mas são os sinais e sintomas decorrentes medicados e podem ser amenizados. Além do implante de gordura (lipoenxertia), feito por Dai Macedo, pode ser feito implante de ossos e de outras substâncias preenchedoras.