O que é a síndrome que Wanessa teve após ser mãe? Com quem acontece?

por | abr 12, 2018 | Saúde

Estresse, correria, cobranças, fluxos intensos de trabalho, tudo isso se enquadra dentro das causas de um distúrbio psíquico chamado de Síndrome de Burnout, caracterizado por um quadro depressivo precedido de esgotamento físico e mental intenso.

Familiar para a cantora Wanessa Camargo, a condição se fez presente na vida da artista depois do nascimento do seu segundo filho, quando tentava conciliar a alta demanda profissional com sua vida pessoal.

ShutterStock

Sintomas e impactos

Segundo o site do Dr. Dráuzio Varella, o esgotamento físico é um dos sintomas da Síndrome de Burnout mais comuns, assim como o esgotamento emocional.

Esse quadro acaba fazendo com que a pessoa passe a ter mais atitudes negativas, com mudanças bruscas de humor, depressão, pessimismo, baixa autoestima, dificuldade de se concentrar e, consequentemente, ausências no trabalho.

Ainda conforme o médico – em publicação em seu site – as crises costumam desencadear também dores de cabeça, cansaço, palpitação, dores musculares, insônia, crises de asma, pressão alta, distúrbios gastrintestinais, entre outros.

istock

Principais “vítimas”

O burnout pode atingir qualquer pessoa, mas especialmente aquelas que são extremamente perfeccionista e têm dificuldade em estabelecer limites de dedicação e de fluxo de trabalho. Esse quadro não faz distinção entre áreas de atuação, podendo acontecer tanto com funcionários de comércios, membros de uma empresa ou com pessoas famosas.

Estresse e esgotamento físico