A naturopatia é, basicamente, a utilização de terapias naturais, abrangendo técnicas como a homeopatia, acupuntura e fitoterapia, ou os métodos mais modernos como a Bio-Ressonância, ozônio-terapia, e cólon hidroterapia.
O diferencial é que o naturopata vê a humanidade como uma unidade holística do corpo, mente e espírito. Os princípios foram utilizados pela primeira vez pela Escola de Medicina de Hipócrates, no ano 400 A.C. O filósofo grego Hipócrates acreditava que ver a pessoa como um todo, no que diz respeito a encontrar a causa da doença, e usando as leis da natureza, era o melhor caminho para o encontro da cura.
Só agora, no século XXI, a tese começa a ter maior campo de atuação. Numa altura em que a tecnologia moderna, a poluição ambiental, má alimentação e stress, desempenham um papel significativo na degradação da saúde, as práticas naturopatas vêm ganhando espaço. As terapias naturais tem sido sinônimo de êxito no trato de doenças agudas e crônicas. Ainda que, frequentemente, um naturopata seja o último recurso na longa busca de um paciente para a saúde.
Usando uma série de métodos alternativos de diagnóstico, o naturopata busca identificar a predisposição do organismo, antes que a doença alcance um estágio agudo, isso, através de terapias específicas e mudanças no estilo de vida do paciente.
Os princípios incluem a crença de que a natureza tem a capacidade inata para curar, antes porém, a busca da causa é feita em situações subjacentes, físicas ou emocionais. Os naturopatas defendem que essa técnica nunca recorre a tratamentos que podem criar outras condições prejudiciais à saúde do paciente. Trata a pessoa por inteiro, de maneira que, quando do preparo de um plano de tratamento, todos os aspectos que que envolvem a vida do paciente são considerados. Em teoria, o objetivo é remover as substâncias tóxicas e situações da vida de um paciente, não só para curar, mas também para prevenir o aparecimento de mais doenças.
Portanto, antes de procurar um naturopata avalie se existe disposição para abandonar o fast-food, o ritmo de vida acelerado, e outras situações mais, geradas pelo desespero tecnológico, ou pelas “modernices” da época que atravessamos, pois não irá sair da consulta sem ter recebido uma aula de conscientização, completa e detalhada, sobre os malefícios deste estilo de vida.