O que é a mamotomia, exame que detectou câncer de jornalista da Globo: conheça

A mamografia é um exame importante para descobrir tumores na mama precocemente mas, sozinho, ele não é capaz de dizer tudo sobre o possível câncer. A jornalista Elaine Bast, que descobriu o câncer de mama após fazer uma reportagem sobre o assunto, aponta a mamotomia como o teste responsável pelo diagnóstico precoce do carcinoma. Entenda tudo sobre o exame a seguir.

Leia também
O que é mamografia?
Mamografia: brasileiras fazem 3 vezes menos que o recomendado
Instituição americana recomenda fazer mamografia depois dos 45: vale para nós?

Câncer em jornalista da Globo 

A jornalista Elaine Blast, da TV Globo, descobriu que estava com dois nódulos malignos nas mamas um dia após noticiar os dados do câncer de mama no Brasil e a importância dos exames para detecção precoce da doenças. 

Em entrevista ao site EGO, ela explicou que a mamografia mostrou algo diferente, mas foi outro exame que, de fato diagnosticou o câncer: “A mamografia havia indicado os nódulos, mas até então não sabia se eram malignos. Já havia tido nódulos benignos no passado. Fiz outro exame, chamado mamotomia (uma biopsia percutânea) que apontou, uma semana depois, que os dois focos eram carcinomas. Um terceiro foi localizado depois com ressonância magnética. Mas todos estavam ‘in situ’, ou seja, eram localizados”.

Mamotomia: o que é? 

A mamotomia é um tipo de biópsia das mamas feito com a ajuda do ultrassom ou da mamografia. Dessa forma, o médico é capaz de localizar exatamente onde está o tumor e realizar a retirada de um pedaço de seu tecido.

Como é feito? 

Com ajuda do exame de imagem, o médico anestesia a região em questão faz uma pequena incisão no seio. Através dela, ele insere uma agulha conectada a um sistema de vácuo até o tecido do tumor. Em seguida, o tecido lesionado é parcialmente retirado e enviado para análise. O ferimento na pele é higienizado e recebe um curativo.

Quando o exame é indicado 

A mamotomia deve ser feita depois que outros exames mais simples de imagens detectaram a presença de uma lesão ou tumor nas mamas.

Para que serve?

É a mamotomia que vai dizer qual é o tipo específico de tumor na mama, como por exemplo, se ele é benigno ou maligno. Com isso, o médico que acompanha o caso poderá definir qual é o tratamento mais adequado.