null: nullpx
dentes-Tasaudavel

O que é a cirurgia para "retirar" a gengiva que Sthefany Brito fez?

Publicado 21 Ago 2018 – 05:54 PM EDT | Atualizado 22 Ago 2018 – 08:56 AM EDT
Compartilhar

Assim como muitos famosos, a atriz Sthephany Brito tem investido em tratamentos estéticos para melhorar o sorriso sem precisa recorrer aos tradicionais aparelhos ortodônticos.

Em seu Instagram Stories, ela postou alguns vídeos para contar aos seguidores sobre uma microcirurgia que fez na boca em busca do sorriso ideal.

Cirurgia na gengiva: Stephany Brito

“Tiramos um pouquinho de gengiva que me incomodava e não deixava meu dente alinhado. Se eu não estava contente, vou em busca do que me faz feliz”, explicou a atriz.

Segundo a dentista de Stephany, Gabrielle Freire Mocellin, especializada em prótese dentária, o procedimento realizado na artista é chamado gengivoplastia, mas, no caso dela, foi feito em pequenas proporções, somente acima de um dente.

“Nós fizemos uma microcirurgia para alinhar os dentes dela, ou seja, deixar na altura certa. Estamos preparando para colocar a lente de contato dental, que já está sendo feita”, contou.

Porém, diferente do caso da atriz, este procedimento também pode ser feito em toda a extensão da boca para criar um sorriso mais harmônico, em que a gengiva fique menos evidente.

Sorrir sem aparecer a gengiva

Como funciona a cirurgia de gengivoplastia?

Trata-se de uma cirurgia plástica de remodelação gengival, visando reduzir a margem da gengiva, nivelar seu contorno, entre outros objetivos.

No procedimento, feito com anestesia local, são removidos milímetros do tecido. Ele é feito pelo próprio dentista.

Quem pode fazer?

Segundo o dentista Alisson Rebello, especialista em gengivoplastia e harmonização facial, existem casos estéticos e outros que são estético-funcionais, ou seja, a necessidade é tanto visual quanto de saúde e higiene.

“Basicamente, é indicado para quem se queixa da extensão da gengiva ao sorrir. Se o dente estiver pequeno e a gengiva se sobressair, pode ser um indicativo. Tem também as pessoas que têm gengivite, que deixa essa parte da boca inchada e bem vermelha", relata.

Quais são as contraindicações para retirar a gengiva?

Quem tem algum problema de saúde prévio que impeça a realização de cirurgias bucais ou ainda má higiene não pode, a princípio, realizar a cirurgia. Porém, consulte um médico para saber se seu caso tem indicação.

Como é feita a avaliação?

A avaliação é feita primeiramente com análise do rosto, lábio e sorriso. Depois, um estudo em todos os dentes. “É feita uma avaliação extraoral e intraoral. No caso da Stephany, foi feita a remoção sobre dois dentes, mas alguns casos pedem intervenção em 10 ou 12 dentes”, explica Rebello.

Como funciona o pós-operatório?

No pós-operatório, é proibida a ingestão de alimentos ácidos, quentes ou duros.

Resultado aparece na hora?

“Aparece no término da consulta. A pessoa consegue ver na hora. Mas, ao longo dos dias, o resultado só melhora”, diz o dentista.

Cuidados com o sorriso e dentes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse