
Apesar de raramente indicar um problema grave de saúde, o mau hálito causa grande desconforto e constrangimento, podendo até resultar em isolamento social. O cheiro ruim na boca pode ser resultado de várias condições e, na maior parte das vezes, não está relacionado a distúrbios estomacais.
Em seu perfil no Instagram, a gastroenterologia Aline Carboni Casado explica que as causas do mau hálito, geralmente, estão na região da boca. Confira quais são os principais fatores que provocam a halitose, segundo a especialista:
Causas do mau hálito que têm relação com a boca

Fisiológica: consiste no mau hálito da manhã, causado pelo baixo fluxo da saliva durante o período do sono.
Caseum: trata-se do acúmulo de alimentos nas amígdalas que provoca mau cheiro na boca. Placas bacterianas nos dentes, saburra lingual, periodontite, além de gengivite, são as principais causas de mau hálito, segundo a especialista.
Tabagismo: assim como o consumo excessivo de álcool, fumar contribui para o ressecamento bucal ao reduzir a produção da saliva, fator que provoca mau hálito.
Sinusite: assim como laringite, bronquite e outras doenças respiratórias, pode provocar mau hálito por produzir secreções nos brônquios e laringe, que resultam no cheiro ruim na boca.
Causas que NÃO estão na boca: quais são?

Causas metabólicas: problemas renais, pulmonares, hepáticos e endocrinológicos também podem causar o mau hálito, assim como refluxo gastroesofágico, estase esofágica e diagnóstico positivo para H. pylori, segundo a médica.
Veja o post completo da especialista:
https://www.instagram.com/p/BwK604ajnHf/
Dicas para combater o mau hálito
- Mau hálito pode ser falta desse ingrediente absurdamente comum
- Quem teme ter mau hálito pode fazer chá para barrar problema
- Quer acabar com o mau hálito? 5 soluções melhores do que chicletes