O linho diminui o colesterol

por | nov 11, 2009 | Saúde

As propriedades do linho estão amplamente verificadas em mais de uma ocasião, e esta planta é associada à ação redutora do colesterol, dos sintomas da menopausa ou da alta pressão sanguínea, e considera-se um alimento integral altamente beneficioso.

Destaquemos um novo benefício do linho a ter em mente, esta vez relacionado ao colesterol, doença sumamente comum e que pode manifestar-se me pessoas de todas as idades, podendo surpreender a mais de um.

Pesquisadores de várias instituições publicaram uma revisão de 28 artigos no American Journal of Clinical Nutrition, após terem concluído que o linho é um agente ativo em contra do colesterol. Das 1500 pessoas que participaram no total de estudos revisados, muitas experimentaram uma diminuição nos seus níveis de mal colesterol (LDL) e uma estabilidade nos seus níveis de bom colesterol (HDL).

Os efeitos do consumo de sementes de linho e de óleo de linho foram mais evidentes em mulheres (especialmente em mulheres pós-menopáusicas) e em pessoas com altos níveis de mal colesterol.

Rico em fibra e em ácidos gordurosos omega-3, o linho é uma alternativa a ter em sua alimentação, e seus benefícios o justificam. Para usá-lo, passe-o pelo liquidificador ou pela processadora de alimentos e adicione-o a outras comidas ou cereais.