O alho é uma hortaliça associada com tantas propriedades que seu uso é quase obrigatório. Para acrescentar ainda mais elementos neste listado de propriedades do alho, falemos dos resultados de um novo estudo sobre o alho e seu uso na saúde cardiovascular.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Connecticut realizaram um estudo com o alho para comprovar seus benefícios cardiovasculares. Para isso experimentaram com camundongos, induzindo-lhes um ataque cardíaco e realizando depois um seguimento da sua recuperação.
Os pesquisadores alimentaram com alho processado e com alho fresco aos camundongos, para assim observar como este incidia na sua recuperação. Os efeitos foram mais notórios com os ratos alimentados com alho fresco.
Aparentemente a sustância que incide neste processo é o sulfido de hidrogênio, o qual atua fazendo com que o sangue flua com mais liberdade em direção á aorta reduzindo o dano cardíaco produzido pelo ataque em si mesmo.
A pesquisa, publicada no Jornal of Agricultural and Food Chemistry, aporta um listado dos benefícios do alho, os cuais incluem um acionar contra o colesterol, a regulação da pressão sanguínea e um efeito restaurador em estados gripais.