A recomendação para que pessoas com diabetes evitem o consumo de arroz branco não é nova, mas o que pouca gente sabe é que até mesmo a versão integral do alimento pode ser prejudicial para quem sofre da doença.
Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Lara Nesteruk falou sobre os motivos da restrição, explicando inicialmente um conceito muito importante para entender a questão: o índice glicêmico dos alimentos.

Índice glicêmico é a comparação de quanto os alimentos elevam a glicose no sangue em relação a uma solução de glicose pura. Ele está relacionado à velocidade da absorção de carboidratos e consequente elevação da glicemia.
O arroz integral realmente possui índice glicêmico mais baixo que o branco, fator que é benéfico para pessoas completamente saudáveis, que produzem quantidade de insulina capaz de manter a glicemia em um nível normal sem esforço.
Por que diabéticos devem evitar até arroz integral

O alimento, no entanto, não pode ser considerado totalmente adequado para quem tem resistência à insulina ou diabetes, segundo a especialista.
Para pessoas diabéticas, não é apenas a velocidade da elevação da glicemia (índice glicêmico) que importa. A quantidade de carboidratos que será absorvida no total, seja lenta ou rápida, também deve ser levada em conta.

Então, de acordo com a nutricionista, não é indicado que um indivíduo com diabetes escolha o arroz integral imaginando que o alimento possa ser consumido sem restrições, já que, para ele, o problema não é a qualidade, mas sim a quantidade de carboidratos ingerida.
Como evitar e controlar diabetes
- Mulheres podem ter diabetes por causa destes 7 comportamentos
- Este é o jeito de preparar a batata doce para ela te afastar da diabetes
- Reduza o açúcar no sangue com estes 7 alimentos e evite a pré-diabetes