Quando a menstruação atrasa ou simplesmente não desce pode ser um forte indício de gravidez. Mas se o teste deu negativo existem diversos fatores que devem ser levados em consideração. Afinal, é possível não menstruar e, ainda assim, não estar grávida.
Este pode ser um caso de amenorreia secundária, termo que os médicos usam quando a mulher deixa de menstruar por três períodos seguidos ou mais. Geralmente ocorre quando os ovários diminuem a produção de estrogênio.

Causas da ausência da menstruação
A ginecologista Luciana Deister explicou em seu perfil no Instagram que a gestação é a causa mais frequente da ausência de menstruação. Mas que outros fatores também podem ser responsáveis pela amenorreia secundária, entre eles:
- Interrupção de contraceptivos hormonais após um longo período de uso sem pausa
- Causas ovarianas
- Causas uterinas
- Alteração dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual
- Problemas na hipófise
- Baixo percentual de gordura corporal
- Dietas hipocalóricas e/ou restritivas por longos períodos

Causas emocionais também devem ser levadas em conta, como o estresse e transtornos alimentares, por exemplo, que tendem a afetar a produção de hormônios reprodutivos que interferem diretamente no ciclo menstrual. A ausência das regras também está entre os sintomas de outros distúrbios, como problemas na tireoide e a Síndrome do Ovário Policístico.
Quando buscar orientação médica?
A médica afirma que se o resultado do teste de gravidez for negativo é preciso começar a investigar os motivos que estão levando a mulher a não menstruar.
“Identificada a causa da amenorreia cabe à paciente seguir à risca todas as recomendações médicas, incluindo a administração de medicamentos, modulação hormonal e mudanças de hábitos de vida”, disse no post.
https://www.instagram.com/p/Bvm4j_kle5A/