NÃO fazer essas 5 coisas pode ajudar você a sobreviver a acidentes ou enfermidades

Shutterstock

Existem coisas que fazemos diante de uma enfermidade ou de um acidente que, por mais que tenha o respaldo da oralidade, ou melhor, do “me disseram”, pode ser mais prejudicial do que benéfico em algumas circunstâncias.

O senso comum é cheio de conhecimento que é passado de avós para mães, de mães para filhas, ou de um amigo para outro, ou de um vizinho para outro. Fato é: ainda que haja conhecimentos que realmente ajudam, como aquele chá de gengibre que sua avó faz quando a tosse aparece, há outros que não, saiba alguns deles.

O que NÃO fazer nessas circunstâncias

ShutterStock

Febre

A febre em si não é uma doença, mas um indicativo de que seu organismo está reagindo a algo. A febre traz aumento da temperatura corporal e muitas vezes, no intuito de baixar a temperatura, pessoas tomam banho gelado assim que percebem o quadro. O ideal, no entanto, é observar seu corpo, tomar antitérmico se a temperatura chegar na casa dos 38º e, passado dos 38º, um banho abaixo da temperatura corporal é recomendado.

Desmaio

O desmaio consiste em uma perda de consciência por um curto prazo de tempo. Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas. Ao contrário do que se acredita, dar algo para a vítima de desmaio cheirar ou até mesmo sacudi-la pode piorar o episódio. O ideal é esperar que a pessoa acorde naturalmente, sentá-la por um tempo e levanta-la devagar.

Engasgar

Quando um espinho de peixe, um caroço de azeitona, ou qualquer outro corpo estranho se alojar na garganta, ao contrário do que se pensa, não é recomendado empurra com o dedo, pois isso pode aprofundá-lo ainda mais, dificultando a remoção. Em alguns casos tossir ajuda, mas se o alimento estiver obstruindo a passagem de ar o ideal é ir para a emergência.

shutterstock

Queimadura de sol

Muitas pessoas acabam experimentando o efeito de queimaduras de primeiro grau ao ficarem muito tempo expostas ao sol sem passar nenhum protetor solar. A primeira resposta à isso costuma ser tomar banho, o que de fato é recomendado. Mas lembre-se, a água não pode ser quente, pois piora a lesão. Ainda que o incômodo seja grande, sempre optar por banhos gelados nesse caso, ou em temperatura ambiente.

Queimaduras mais graves

Em caso de queimaduras mais graves, não deixar de ir ao médico e nunca estourar as bolhas se elas começarem a aparecer. E nunca passe gelo, manteiga ou pasta de dente na ferida.

Conselhos da vovó