O consumo excessivo de sal branco de cozinha provoca retenção de líquidos, inchaço e aumento da pressão arterial que, consequentemente, desencadeia diversos problemas de saúde. Mas o alimento (rico em sódio) não é o único responsável pela hipertensão arterial.
Em seu perfil no Instagram, a ginecologista Dra. Luciana Deister afirma que estudos recentes enfatizam que quantidades excessivas de açúcar também podem aumentar a pressão arterial, em especial a frutose, sua versão industrializada, também conhecida como xarope de milho rico em frutose.
Como o açúcar afeta a pressão arterial
De acordo com a especialista, a ingestão da “frutose industrializada” altera o equilíbrio do corpo, afetando o hipotálamo e a hipófise, glândulas presentes no cérebro. O hipotálamo envia sinais à hipófise para produzir vários hormônios, que alcançam diversas outras glândulas, como a tireoide, que é fundamental para o bom funcionamento hormonal.
Além disso, o hipotálamo é responsável por acionar o sistema nervoso simpático, resultando em problemas de saúde como:
- Dilatação das pupilas
- Aumento da frequência cardíaca e respiratória
- Sudorese
- Inibição dos movimentos peristálticos no trato gastrointestinal
- Aumento da retenção de sódio pelos rins
- Elevação da pressão arterial
A “frutose industrializada”, segundo a ginecologista, ainda estimula a secreção de insulina, aumentando assim o acúmulo de gordura corporal que, consequentemente, também afeta a pressão arterial.
A profissional ainda alerta que, para as mulheres, a hipertensão é um dos fatores de risco para a pré-eclâmpsia em gestantes (mais comum no terceiro trimestre), que gera uma série de alterações na saúde da gestante e do feto, podendo evoluir para uma eclâmpsia, que pode ser fatal para a mulher e até para o bebê.
https://www.instagram.com/p/BpnCgG4Fc0c/
Por que você deve diminuir o consumo de açúcar
- 6 sinais que alertam que você está comendo açúcar demais sem imaginar
- Está tentando cortar açúcar, mas sente muita falta? 9 dicas irão te salvar
- Detox de açúcar de 1 mês: como funciona e por que você deve fazer?