Não consegue dormir por causa da ansiedade? Especialistas dizem o que resolve

por | jun 4, 2019 | Saúde

A ansiedade é uma sensação familiar para muitas pessoas. Causada por aflições, angústias, perturbações, incertezas, medos e preocupações exageradas, o quadro gera falta de controle sobre os pensamentos e atitudes, além da dificultar a concentração e deixar o corpo em estado de alerta.

Todos esses sintomas podem comprometer uma boa noite de sono e, embora seja indispensável procurar um especialista se a sensação de ansiedade for intensa e recorrente, em situações menos graves apostar em remédios naturais e processuais pode ser uma boa alternativa antes de partir para os medicamentos alopáticos.

Como dormir melhor

Plantas medicinais

ShutterStock

De acordo com o farmacêutico Luis Marques, coordenador da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), fórmulas compostas principalmente por espécies internacionais como valeriana, kava-kava (piper methysticum), melissa officinalis, lúpulo (humus lupulus) e com ação coadjuvante de pilriteiro (crataegus oxyacantha) e Adônis-da-primavera (adonis vernalis) são ótimos para combater os efeitos da ansiedade.

De acordo com o especialista, a espécie Hypericum perforatum, conhecida como Hipérico ou erva-de-são-João, também é indicada para ansiosos, especialmente os que apresentam sintomas de depressão. Ela atua de maneira semelhante a medicamentos usados comumente para tratar esses distúrbios, como antidepressivos tricíclicos, ansiolíticos e inibidores seletivos da recaptação da serotonina.

Ainda conforme o profissional, é possível obter benefícios das plantas nacionais, como a erva-cidreira brasileira (lippia alba), as cascas de mulungú (erythrina mulungu) e a erva de capim-limão fresca (cymbopogon citratuscom). Estas plantas podem ser exploradas em chás para ansiedade, remédios fitoterápicos ou homeopáticos.

Óleos essenciais

Shutterstock

O especialista em fitoterapia Luis Marques recomenda as fórmulas de lavanda, laranja e limão para aliviar as inquietações comuns em momentos de ansiedade e que impactam em uma boa noite de sono.

Própolis alcoólico

Shutterstock

Já a nutricionista Aline Quissak, especializada em psicologia da Nutrição e Nutrição Esportiva, indica desfrutar dos benefícios do própolis alcoólico mínimo 11%, um antioxidante e anti-inflamatório o qual alivia ansiedade, nervosismo e estresse.

Exercícios de respiração

Shutterstock

O professor de terapia cognitiva comportamental Bernard Rangé incentiva as pessoas que estão vivendo um momento de ansiedade a fazerem um exercício de respiração. Basta liberar o ar de seus pulmões bem lentamente. Respirar devagar, contando até três na inspiração e até seis na expiração. Ao soltar o ar, não sopre, apenas deixe-o sair lentamente por sua boca, identificando o ritmo ideal para sua respiração.

Terapia

ShutterStock

Conforme o psiquiatra Diego Tavares, um dos tratamentos comumente utilizados em pessoas que têm seu sono e sua rotina impactados por crises de ansiedade é a terapia de exposição. Nela, a pessoa é orientada a enfrentar os sintomas para aprender a controlar a crise e, desta forma, fazer com que o cérebro vá se regulando. É a chamada dessensibilidade sistemática.

Distúrbio do sono