Nutritivo das folhas à raiz, o nabo é indispensável para quem preocupa-se com a saúde em geral do organismo. É tão elevado em seu teor de nutrientes que o grande filósofo romano, Plínio, o Velho, chegou a citar que este era um dos alimentos mais importantes de sua época. Todavia, conhecido por seu sabor amargo, nem sempre cai nas graças do paladar geral. Mas, para quem evita comer nabos, fica a dica de que, como fonte de nutrientes, as folhas podem ser ainda mais potentes que a raiz.
Razões para ignorar o sabor amargo…
Estamos falando de um crucífero, ou seja, este pode ser chamado de um primo chegado do brócolis. Logo, tem o mesmo perfil nutricional para combater o câncer. Contém níveis impressionantes de fitonutrientes e do composto glicosinolato. Essa dupla reforça o fígado, que passa a ter as devidas condições para expulsar as toxinas, inibindo o crescimento de tumores no organismo.
É tido pela comunidade científica como alimento chave na prevenção de ataque do coração, ou de doenças cardíacas. Pelas propriedades anti inflamatórias, controla o colesterol e regula o nível de folatos no corpo, uma das vitaminas do Complexo B, fundamental para a saúde cardiovascular.
Enquanto a raiz é mais rica em Vitamina C, as folhas fornecem as vitaminas E, A, K e C, manganês e betacaroteno, e numa concorrência com os peixes, até Ácidos Graxos Ômega 3. O mais interessante na folha é que possui um fitonutriente complexo que estimula a atividade dos antioxidantes no organismo, fazendo uma espécie de otimização no combate aos radicais livres, oferecendo proteção extra as células. Por conta disso, comer folhas de nabo é ingerir um remédio natural para combater a artrite e inflamações crônicas.
Também é muito rico em fibras, auxiliando o organismo a manter o bom funcionamento do Sistema Digestivo. As fibras são de grande importância para regular o metabolismo e para manter a saúde do cólon. 3 nabos médios chegam a fornecer 20% da necessidade diária de fibras.
Comer nabos com frequência é indicado para quem quer manter o bom relacionamento com a balança. Dado o fornecimento de fibras, é o alimento indicado para reduzir a gordura que se acumula no organismo, sendo que, ainda, é diurético e purificador do sangue.
As folhas de nabo são comuns no cardápio dos portugueses. Nossos “patrícios” (que trouxeram o nabo para o Brasil) costumam acrescentá-las no arroz durante o processo de cozimento. Essa é uma alternativa gostosa para garantir o acesso aos seus nutrientes. Quanto a raiz, poderá amenizar o sabor amargo colocando-a numa salada com 1 cenoura, 1 maçã, suco de meio limão e suco de meia laranja. Adicione folhas de alface também, e tempere com azeite de oliva extra virgem. Muito bom. Ou invente sua própria receita. Com tantos benefícios, apelar para a criatividade para contornar o sabor amargo é o mínimo que se pode fazer…