Morte de Zé do Caixão: entenda tipo de pneumonia que vitimou o cineasta

Morreu nesta quarta-feira (19), José Mojica Marins, cineasta e ator que ficou eternizado pelo personagem Zé do Caixão. O artista, que tinha 83 anos, estava internado em um hospital de São Paulo com um quadro de broncopneumonia.

Zé do Caixão morre aos 83 anos

Mojica estava hospitalizado desde 28 de janeiro e morreu às 15h46 desta quarta-feira, conforme informou a assessoria de imprensa do hospital Sancta Maggiore Paraíso.

O velório acontecerá no Museu da Imagem e do Som (MIS), na quinta-feira, 20, a partir das 16h.

Broncopneumonia: o que é a doença

A broncopneumonia consiste em uma infecção das vias respiratórias inferiores causada por vírus ou bactérias. É caracterizada por ser um tipo de pneumonia que ataca não só os alvéolos, mas também os brônquios dos pulmões.

Segundo o pneumologista e especialista em doenças respiratórias João Marcos Salge, este quadro é mais difícil de aparecer em exames de raio-X, diferentemente da pneumonia aguda, por exemplo, em que as manchas no pulmão aparecem de forma bem clara no exame de imagem.

Sintomas

Os sintomas da broncopneumonia são conhecidos por sinalizarem efeitos típicos da dificuldade de entrada de ar no corpo. São eles:

  • falta de ar
  • pele pálida
  • lábios azulados
  • sensação de cansaço muito fácil

Outros sintomas muito comuns em casos de broncopneumonia são febre acima de 38°C, tosse com catarro, aumento dos batimentos cardíacos, calafrios e fraqueza muscular..

Tratamento

Como as demais pneumonias, a broncopneumonia pede tratamento com antibióticos contra os agentes causadores da doença, além de medicamentos para aliviar os sintomas. Repouso, hidratação e evitar mudanças bruscas de ambiente também são hábitos recomendados.

José Mojica Marins: obra

Referência do cinema no estilo “terror”, Zé do Caixão era a síntese do que se esperava de alguém que amasse produções sobre a temática.

Sua imagem barbuda, com unhas compridas, roupas pretas e fala rouca preencheram por anos o imaginário popular.

Atuando desde 1964, quando estrelou o próprio filme, “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, Zé do Caixão seguiu trabalhando até 2015, como o programa de entrevistas no Canal Brasil “O estranho mundo do Zé do Caixão”.

Zé do Caixão