Morre cantor Serguei aos 85 anos: entenda condições de saúde que ele enfrentava

https://www.instagram.com/p/Byak7kqBuVZ/

Morreu nesta sexta-feira (7) o músico Sérgio Augusto Bustamante, também conhecido como Serguei. A informação foi confirmada ao VIX pela secretaria de saúde do Rio de Janeiro.

Morre Serguei aos 85 anos

https://www.instagram.com/p/ByaheWtJo4D/

Conhecido nacionalmente por ser um dos precursores do rock nacional, Serguei morreu no Hospital Regional Médio Paraíba Zilda Arns.

O músico estava internado na UTI do hospital há 11 dias decorrente de problemas cardíacos ocasionados por pneumonia, desnutrição e complicações senis, conforme informou a assessoria do governo do Rio.

Pneumonia em idosos

Shutterstock

A pneumonia consiste em uma infecção decorrente da instalação de vírus e bactérias nos pulmões e cujos sintomas principais são tosse intensa com secreção ou até com sangue, febre, falta de ar e dor no peito.

A doença tem como porta de entrada no corpo as principais vias aéreas, boca e nariz. Porém, é possível que germes naturais do corpo que se proliferam causem infecções quando ocorre a queda da defesa natural.

Além disso, a pneumonia é uma das principais causas de internações de idosos e, conforme a idade avança, pode trazer complicações agregadas.

Problemas cardíacos em casos de pneumonia

O pneumologista Oliver Nascimento explica que vários fatores podem fazer com que a pneumonia fique mais grave, como doenças respiratórias, doenças crônicas e imunidade baixa.

Entre as possíveis complicações, está a parada cardíaca. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sydney mostra que o risco de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco é 17 vezes maior em casos de bronquite, gripe e pneumonia – doenças que afetam as vias aéreas inferiores, constituídas por traqueia, brônquios e pulmões – em até 7 dias depois de uma crise.

Desnutrição

Shutterstock

A desnutrição ou a deficiência de calorias e nutrientes no corpo pode acontecer por diferentes motivos, como a indisponibilidade da pessoa em preparar sua própria comida, doenças ou dificuldade de ingestão ou absorção de alimentos.

Esse quadro de saúde provoca uma série de mudanças no corpo e afeta o sistema digestivo, pele, cabelo, metabolismo, sistema imunológico, força muscular, sistema respiratório, entre outros. O sistema cardiovascular é um deles também.

A princípio, a desnutrição também prejudica o coração, provocando a redução do órgão e a consequente queda da frequência cardíaca, com baixa pressão sanguínea. Em última consequência, o quadro leva à insuficiência cardíaca.

Doenças em idosos