Mialgia e mais 4 quadros de saúde que o uso excessivo de WhatsApp está causando

Você sente dores constantes nas mãos, especialmente nos dedos, pescoço e até desconforto nos olhos, saiba que pode estar sofrendo, mesmo sem saber, de variações de uma síndrome chamada de “ WhatsAppinite”.

O termo “WhatsAppinite” – que faz referência à tendinite – apareceu pela primeira vez em 2014, em um estudo publicado no periódico científico The Lancet, e caracteriza os prejuízos do corpo causados pelo uso excessivo de WhatsApp.

Shutterstock

Problemas de saúde causados por uso exagerado do WhatsApp

De acordo com especialistas, pessoas que passam muito tempo no aplicativo de troca de mensagens digitando conteúdos têm maiores riscos de desenvolver quadros como mialgia, ou seja, dores nos músculos das mãos, tendinite, artrite, inflamações nas articulações e até mesmo problemas de visão.

O fato ocorre por causa da repetição dos movimentos durante a digitação, que sobrecarrega o tendão que estende e flexiona os dedos, resultando em dores, inchaço e inflamações. Se não tratada, a condição pode afetar ainda toda a região da mão e do punho.

No caso da visão, a luminosidade excessiva do aparelho e o esforço de leitura pode, em casos extremos, causar morte de células da retina, ou seja, provocar cegueira irreversível, segundo uma recente pesquisa divulgada pela revista Scientific Reports.

Shutterstock

Como abandonar completamente o uso do WhatsApp não parece ser algo viável, médicos recomendam fazer uso consciente da tecnologia. O primeiro passo é tentar filtrar melhor as mensagens e verificar se o recado deve necessariamente ser respondido imediatamente ou se o retorno pode ser feito com uma ligação telefônica.

Outras medidas simples para evitar complicações são: usar ferramentas de correção e de completar automaticamente os textos, fazer pausas regulares no uso do smartphone e, por fim, buscar ajuda médica ao perceber os sinais iniciais de dores e desconfortos nos dedos e nas mãos, que podem ser aliviados com sessões de fisioterapia, por exemplo.

Impacto do WhatsApp na sua vida