A trombose é a formação de um coágulo em uma ou mais grandes veias das pernas ou das coxas que, ao bloquear o fluxo sanguíneo, provoca na região inchaço, dores, vermelhidão e sensação de queimação.
Trombose: como prevenir e tratar a doença
Mas estudos apontam que metade dos brasileiros que tem trombose não apresenta esses sintomas clássicos da doença, que pode ser causada quando a pessoa passa muitas horas sentada em um avião sem se movimentar, permanece muito tempo parada após um processo cirúrgico e, no caso das mulheres, devido ao uso contínuo de pílula anticoncepcional, já que alterações hormonais também são fatores de risco para a trombose.
Como a doença nem sempre é fácil de ser diagnosticada, a prevenção se torna ainda mais importante. Antes de mais nada, faça visitas regulares ao médico, pois exames simples podem indicar complicações relacionadas à condição.
Além disso, evite passar muito tempo sentado sem se movimentar no dia a dia, pratique exercícios regularmente, evite o sobrepeso, o estresse, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura animal e o tabagismo, especialmente entre mulheres que fazem uso da pílula.
A pessoa que receber o diagnóstico de trombose será orientada a fazer uso de medicamentos diluidores do sangue, tratamento de inserção de filtros na maior veia do abdômen para impedir deslocamento dos coágulos e utilização de meias de compressão aliviar dores e inchaços provocados pela condição.
Causas e sintomas de trombose
- Dores pós-treino pode ser trombose; saiba identificar
- Minipílula evita nova gravidez e não aumenta o risco de trombose
- Após 2 anos com pílula, risco de trombose despenca, diz médico