Menstruação interrompida pode ser gravidez? Veja possíveis causas da condição

por | maio 18, 2018 | Saúde

Chamada clinicamente de menóstase, a menstruação interrompida é definida como uma suspensão abrupta e inesperada do sangramento, sem que o período esperado tenha sido concluído. Mas afinal, o que pode estar por trás da manifestação? Confira:

Causas de menstruação interrompida

Há casos de mulheres que costumam menstruar cinco dias, mas tiveram o sangramento interrompido no segundo, por exemplo. Tal ocorrência pode ser causada por uma série de fatores. Veja os principais:

Distúrbios hormonais

istock

A ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler ressalta que algumas alterações hormonais que podem interferir no funcionamento dos ovários são capazes de interromper ou reduzir a duração da menstruação.

Na lista, estão distúrbios da tireoide, da glândula suprarrenal, do hipotálamo e da hipófise.

Machucados no colo do útero

Nem sempre o quadro está relacionado à menstruação, conforme explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, já que alguns machucados no colo do útero podem sangrar e estancar repentinamente, levando a mulher a acreditar que está menstruando.

“Mioma, pólipo e herpes genital também podem dar sangramento vaginal e confundir a paciente”, ressalta o médico.

Gravidez

ShutterStock

É uma das principais suspeitas que médicos têm perante queixas de menstruação interrompida ou reduzida. Isso ocorre porque, após a fecundação, o embrião se fixa no útero em um processo que pode gerar um pequeno sangramento, que é absolutamente normal.

Como a ovulação ocorre poucos dias antes do período, tal sangramento muitas vezes coincide com a época da menstruação, levando mulheres a pensar que ela foi interrompida. “Nestes casos, é comum ouvir da paciente que a última ‘menstruação’ foi mais curta”, explica o ginecologista Alessandro Neves, coordenador de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital e Maternidade Brasil.

Quando isso ocorre, geralmente há outros sintomas iniciais da gravidez, como náusea, aumento da micção, sonolência e dor nas mamas.

O que fazer ao ter menstruação interrompida?

Shutterstock

A melhor conduta é procurar um ginecologista para que sejam realizados exames a fim de descobrir a origem da interrupção e obter a correta orientação.

Menstruação e saúde