Melhores alimentos para cara horário do dia

por | ago 14, 2014 | Saúde

Alimentar-se na hora certa é fator fundamental para manter a saúde e o peso em dia. Isso porque a regularidade nos horários facilita a absorção de nutrientes e adequar os alimentos às fases do dia ajuda a manter o corpo saciado e a controlar melhor o que se come diariamente. Confira os melhores alimentos para cada refeição.

Café da manhã

Durante o período da manhã é importante escolher alimentos com nutrientes que forneçam energia para as atividades do dia e que acelerem o metabolismo. Para compor um café da manhã saudável, aposte no consumo de cereais integrais e frutas levemente laxativas, como mamão e ameixa, para melhorar o funcionamento do intestino. Já os alimentos como banana, café e bolos integrais ajudam a aumentar a disposição.

Lanche intermediário

Essa pequena refeição ajuda a diminuir a fome antes do almoço – o que evita que você cometa exageros. Aposte em saladas de frutas, biscoitos integrais e chás.

Almoço

O almoço é uma das refeições principais e deve contemplar diferentes tipos de nutrientes. Para manter uma dieta equilibrada, invista na combinação entre proteínas, leguminosas e carboidratos complexos. Alimentos como vegetais em geral, grãos integrais e carnes magras compõem um almoço satisfatório.

Lanche intermediário

É importante evitar que o organismo sofra baixas muito bruscas de glicose entre as refeições principais. Por isso, aposte em lanches leves que, além de contribuírem para o funcionamento do metabolismo, evitarão ataques à geladeira mais tarde. Alimentos como frutas oleaginosas e desidratadas, iogurtes, chás e água de coco são boas opões de lanches saudáveis.

Jantar

Nesse horário, prefira alimentos mais leves para facilitar a digestão, já que o metabolismo fica mais lento a noite. Legumes no vapor, omeletes e peixes são boas opções para essa refeição. Você pode complementar o jantar com sobremesas leves, como frutas, iogurtes e gelatinas light.

Leia também:
3 lanches fáceis que fazem bem à saúde
N
utrientes essenciais para uma boa noite de sono
C
omo fazer um almoço saudável