Para melhorar a visão naturalmente basta fazer pequenas alterações nos hábitos alimentares.
É importante dizer que a visão é um dos feitos mais sofisticados e incríveis da criação. A capacidade do olho em fazer a transmissão dos raios de fotos e em seguida criar imagens da realidade é um processo tão espetacular que até os cientistas mais renomados no mundo ainda não conseguiram entender completamente o processo.
E se a má notícia é de que os problemas na visão estão entre o topo de condições de saúde no mundo, a boa notícia é que a solução pode estar no estilo de vida, prevenindo ou revertendo a condição.
O olho é muito sensível, e pode ser alvo de visão embaraçada, catarata ou glaucoma. O efeito oxidativo que degenera as células, ataca muito mais ao olho que qualquer outro órgão do corpo.
Os principais fatores que degenaram a saúde ocular são o tempo excessivo ao sol, tabagismo, exposição a substâncias tóxicas, dieta pobre, e deficiências nutricionais. Problemas na visão pode ser a consequência de excessiva ingestão de açúcar e de alimentos processados.
O açúcar e os alimentos industrializados provocam a deficiência dos minerais essencias ao corpo, da vitamina B e de antioxidantes, o que desencadeia inflamações destrutivas das fibras nervosas e vasos sanguíneos. E uma das regiões que sofre maior impacto é o nervo óptico, ou a mácula lútea, que é a região amarelada na retina, e a responsável pela visão central.
Isso quer dizer que para prevenir essa degeneração, deve-se manter uma dieta rica em vegetais e em fitonutrientes. As gorduras limpas também são indicadas, e suas fontes são a castanha de coco, abacate, azeite de oliva, nozes, e sementes.
Em relação aos fitonutrientes, a saúde ocular depende dos chamados carotenóides, encontrados em folhas verdes, kiwi, laranja e nas frutas amarelas. Entre os carotenóides, o mais conhecido é o beta-caroteno, presente na cenoura, damasco, melão, e na batata doce.
Outras variedades de fitonutrientes também podem ser consumidas através do tomate, pimentas vermelhas, melancia, uva, ou mamão.
Uma substância chamada luteína, encontrada na gema do ovo orgânico e em vegetais crus, é especialmente dedicada a proteger a mácula lútea, que é muito sensível aos raios ultra violeta.
E o óleo de peixe, rico em ácidos graxos Ômega-3, é fundamental para manter a visão saudável e a função dos olhos. O consumo diário deve ser de 1,5 grama por dia.