Além das posições mais conhecidas para meditação, em que é necessário sentar-se no chão, é possível também caminhar meditando. Essa prática é bastante recomendada para quem tem dificuldade de se concentrar estando sentado ou mesmo como uma pré-meditação – um momento de relaxamento para mente antes de parar para meditar.
Como meditar andando
O primeiro passo é encontrar um local tranquilo. Depois é preciso pensar que não há objetivo para a caminhada, não se deve pensar em ponto de chegada. Para potencializar a experiência, tente andar sem sapatos para ter contato com a energia do solo.
Durante a caminhada de meditação, ande de forma alinhada e deixe os ombros e braços soltos, concentrando-se apenas nos passos. Transfira o peso devagar de um pé para o outro de modo que um deles fique completamente leve em cada passo.
É importante andar lentamente, sentindo o movimento em todas as partes das pernas – panturrilhas, joelhos e coxas – e dos pés – o toque do calcanhar, da palma e dos dedos no chão.
Mantenha o olhar focado no chão em uma distância de mais ou menos um metro do corpo, não é necessário olhar para as próprias pernas. Se o pensamento se afastar para outras coisas, recobre gradativamente a atenção na meditação, lembrando-se de respirar pausada e regularmente.
Leia também:
Aliviar os sintomas da menopausa com yoga
Meditação faz bem para a terceira idade
Medicina tibetana: terapia para corpo e alma