A homeopatia parece fortalecer, cada vez mais, seu espaço junto aqueles que buscam a cura de sua condição. Para os médicos dentro de várias especialidades, incluindo cardiologia, dermatologia e ortopedia, o uso pessoal e recomendações ao paciente para que usem os suplementos alimentares naturais são bastante comum, segundo um estudo publicado no periódico americano Jornal da Nutrição.
Uma pesquisa americana descobriu que 75% dos dermatologistas fazem o uso pessoal de suplementos dietéticos e 66% recomendam suplementos a seus pacientes, 57% dos cardiologistas também utilizam suplementos dietéticos e 72%o recomendam suplementos à sua pacientes, sendo que 73% dos especialistas em ortopedia também usam e 91% recomendam suplementos a seus pacientes.
“Os profissionais de saúde incluindo médicos têm interesse em estilos de vida saudáveis e hábitos que podem contribuir para o bem-estar, que pode incluir o uso de suplementos alimentares”, conforme foi publicado. Algumas pesquisas focalizando os médicos sugerem que eles são mais prováveis que os membros do público em geral, em fazer o uso de suplementos alimentares.
O produto mais comum tomado por esses especialistas é o multivitamínico, com 44% dos cardiologistas, 61% dos dermatologistas, e 57% dos ortopedistas. Além disso, mais de 25% dos médicos em cada uma das especialidades na medicina disseram ter usado suplementos de óleo de peixe Ômega-3 e mais de 20% de cada um dos três grupos especializados acima citados disseram que tinha tomado um suplemento botânico, como o chá verde, o mais frequentemente mencionado.
A saúde geral e bem-estar foi a principal razão indicada pelos médicos para indicar o por quê do uso de suplementos naturais. A saúde do coração foi mencionado por mais de um quarto de cardiologistas e ortopedistas, enquanto que a saúde óssea foi referida por cerca de um quarto de ortopedistas e dermatologistas. Redução do colesterol foi citada por 20% dos cardiologistas, e a saúde das articulações em 29% dos ortopedistas. Pele, cabelos e unhas por 16% dos dermatologistas.
A pesquisa constatou que a maioria dos médicos que relataram o uso de suplementos foram usuários de longo prazo. Cerca de metade dos usuários de suplementos em cada especialidade disseram que tinham tomado suplementos de quatro a dez anos, e cerca de um terço disseram que tinham tomado suplementos por mais de 10 anos!
Os resultados deste estudo constata que a tendência é que cada vez mais médicos e enfermeiros recomendem suplementos homeopáticos para seus pacientes. Além de utilizarem cada vez mais, também.